Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

O futuro é agora: Startup desenvolve robôs inteligentes para atuar em redes de supermercado

Diana Cheng - 11/04/2019 - 19:05
O engenheiro André Araújo está à frente do projeto XRobô (Imagem: Divulgação)

O mundo está investindo pesadamente em Inteligência Artificial (IA). Redes de supermercado dos Estados Unidos e da Austrália, por exemplo, já contam com a presença de robôs integrados no quadro de funcionários ou no processo de produção e serviços da empresa. No Brasil, esse tipo de modernização tecnológica está mais próximo do que nunca de acontecer.

A startup XRobô surgiu em 2018 e foi criada justamente para atender as necessidades de desenvolvimento de aplicações customizadas para autômatos de atendimento. Tendo o engenheiro André Araújo à frente do projeto, a empresa foi a responsável pela construção da IA do primeiro robô-concierge do Brasil.

Como declarar investimentos no IR? Baixe agora o nosso guia completo

>>> Invista em Imóveis de Maneira Inteligente e Seja Dono dos Maiores Empreendimentos do Brasil [SAIBA COMO] <<<

Pensando em expandir a tecnologia para outros setores, a XRobô atualmente está desenvolvendo novos robôs inteligentes para atuar nos setores varejista, hoteleiro e supermercadista do Brasil.

“Imagine entrar em um supermercado e ser recebido por um simpático robô que dá informações, tira dúvidas sobre setores e onde estão os itens da loja, compara preços e marcas e faz até demonstrações de produtos”, comenta Araújo.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Os robôs possuem feições humanas, além de contar com braços móveis, câmeras com reconhecimento facial, sensores do toque, presença e movimento e capacidade de interpretação de voz e fala.

Araújo explica que o objetivo é deixar o robô parecer o mais natural possível. Dessa forma, a interação se torna mais espontânea e prazerosa para os consumidores.

Última atualização por Gustavo Kahil - 11/04/2019 - 19:06