Eleições 2022 Rio Grande do Sul: conheça os candidatos ao governo e ao senado
O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral. Dia 5 foi o último dia possível para a realização das convenções partidárias e, assim, determinar quem serão os candidatos de cada partido e os cargos que eles almejam na eleições 2022. A partir do dia 16 será possível fazer campanha, inclusive na internet.
Assim, temos as definições de quem são os candidatos concorrendo aos cargos de governador e senador pelo estado do Rio Grande do Sul.
Veja quem são os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul
Edegar Pretto (PT)
Edegar Pretto é deputado estadual e está em seu terceiro mandato. É filho de Adão Pretto, ex-deputado petista e fundador do MST.
Gabriel Souza (MDB)
Gabriel Souza é formado em Veterinária, com pós-graduação em Gestão Pública e mestrado em Direito. Está no segundo mandato como deputado estadual e foi presidente da Assembleia Legislativa.
Luiz Carlos Heinze (PP)
Luis Carlos Heinze foi prefeito de São Borja (RS), deputado federal por três mandatos e é senador pelo Rio Grande do Sul (RS). Ele é formado em Engenharia Agronômica e tem atuação como produtor rural.
Marco Della Nina (Patriota)
Formado em Administração, Marco Della Nina é líder comunitário e nunca ocupou cargo político.
Onyx Lorenzoni (PL)
Médico veterinário, Onyx Lorenzoni foi ministro do Trabalho e Previdência do governo Bolsonaro. Também foi ministro-chefe da Casa Civil, da Cidadania e da Secretaria da Presidência. Concorreu à prefeitura de Porto Alegre em 2004 e 2008, mas não conseguiu se eleger.
Pedro Ruas (PSOL)
Formado em Direito, Pedro Ruas foi deputado estadual pelo Rio Grande do Sul, entre 2015 e 2019. Natural de Porto Alegre, já foi filiado ao MDB, PTB e PDT. Em 2020, foi o segundo vereador mais votado de Porto Alegre.
Roberto Argenta (PSC)
Empresário do setor de calçados, Roberto Argenta foi anunciado como pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul (RS) nas eleições de 2022 pelo PSC. Nascido em Gramado (RS), Argenta é formado em Ciências Contábeis pela UFRGS, foi deputado federal pelo RS, entre 1999 e 2003. Também foi prefeito e vereador da cidade de Igrejinha e após o fim de seu mandato, presidiu o Sindicato das Indústrias de Calçados de 1996 a 1997.
Ricardo Jobim (Novo)
Ricardo Jobim é advogado e empresário no ramo da comunicação. Jobim também atua como professor universitário e já foi conselheiro da OAB-RS e presidente da OAB Santa Maria.
Vieira da Cunha (PDT)
Carlos Eduardo Vieira da Cunha é procurador de Justiça do Rio Grande do Sul. Filiado ao PDT desde 1981, já foi vereador de Porto Alegre e deputado estadual por três mandatos e em 2006. Também já foi eleito deputado federal, sendo reeleito em 2010. Nas eleições de 2014, foi candidato ao governo do Rio Grande do Sul (RS).
Eduardo Leite (PSDB)
Ex-governador do Rio Grande do Sul (RS), Eduardo Leite é nascido em Pelotas (RS) e formado em Direito. Em 2004, foi candidato a vereador por sua cidade natal, mas não obteve sucesso. No pleito de 2008, concorreu novamente a uma vaga de vereador e foi eleito. Leite também foi prefeito de Pelotas, de 2013 a 2017. Em 2018, foi candidato ao governo do Rio Grande do Sul (RS) e se elegeu ao cargo que ocupou até o início deste ano.
Rejane de Oliveira (PSTU)
Rejane de Oliveira é professora aposentada da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul (RS) e foi presidente do CPERS-Sindicato por duas gestões. Conhecida pela liderança sindical, ela é membro das Executivas Estadual e Nacional da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas).
Veja quem são os candidatos ao senado
Lasier Martins (Podemos)
Lasier Martins, 80 anos, é candidato à reeleição ao Senado pelo Rio Grande do Sul (RS). Advogado e jornalista, ele foi apresentador de TV do Grupo RBS. Foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul (RS) na primeira eleição que disputou.
Ana Amélia (PSD)
Ana Amélia, 77 anos, atuou por mais de 40 anos como jornalista da Rádio Gaúcha e também no grupo de televisão RBS, em que participava da cobertura de notícias de Brasília. Também mantinha uma coluna de política no jornal Zero Hora. Ao deixar o jornalismo, foi eleita ao Senado em 2010. Em 2014, disputou o governo do Rio Grande do Sul (RS). Ela deixou o Senado em 2018, ao fim do mandato.
Hamilton Mourão (Republicanos)
O vice-presidente da República tem 68 anos e nasceu na capital gaúcha, Porto Alegre. Graduado em Ciências Militares e com formação na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), Hamilton Mourão chegou a general quatro estrelas do Exército. Em 2018, ele passou para a reserva, quando se filiou ao PRTB e compôs a chapa de Jair Bolsonaro nas eleições daquele ano para a presidência.
Comandante Nádia Rodrigues (PP)
A tenente-coronel da Polícia Militar do Rio Grande do Sul adotou a alcunha de “comandante”. É formada em Letras, ingressou na PM em 1989 e chegou a major. Após 27 anos de serviço militar, ela passou para a reserva em 2020, quando foi eleita vereadora de Porto Alegre.
Fabiana Sanguiné (PSTU)
Natural de Porto Alegre, Fabiana Sanguiné é profissional da saúde na rede municipal da capital gaúcha. É graduada em Licenciatura em História e foi dirigente do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da Associação dos Servidores da Saúde (ASSMS).
Olívio Dutra (PT)
Olívio Dutra, 81 anos, é ex-governador do Rio Grande do Sul. Nascido em Bossoroca (RS) e formado em Letras, trabalhou como bancário e durante esse período presidiu o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul. Dutra foi um dos fundadores do PT no estado. Foi deputado federal constituinte em 1986, prefeito de Porto Alegre e governou o estado entre 1999 e 2003. Durante o governo Lula foi ministro das Cidades.
Airto Ferronato (PSB)
Airto João Ferronato, 69 anos, é auditor fiscal aposentado e vereador em quinto mandato. Nascido no município de Anta Gorda, na serra gaúcha, é formado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Finanças Empresariais e Controladoria e mestre em Gestão Empresarial. Trabalhou na Secretaria Estadual da Fazenda e no Ministério da Fazenda. Ingressou na carreira política em 1988 ao se eleger vereador por Porto Alegre, cargo que ocupou outras quatro vezes.
Veja os candidatos ao governo do estado e ao senado de todos os estados:
Acre (AC) , Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).
?Money Times é Top 8 em Investimentos!?
Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!