Eleições 2022 Ceará: conheça os candidatos ao Senado e ao governo do estado
O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral. Dia 5 foi o último dia possível para a realização das convenções partidárias e, assim, determinar quem serão os candidatos de cada partido e os cargos que eles almejam na eleições 2022. A partir do dia 16 será possível fazer campanha, inclusive na internet.
Assim, temos as definições de quem são os candidatos concorrendo aos cargos de governador e senador pelo estado do Ceará.
Veja quem são os candidatos ao governo do Ceará
Capitão Wagner (União Brasil)
Atual deputado federal em seu primeiro mandato, Capitão Wagner (União Brasil) foi deputado estadual por dois mandatos e vereador de Fortaleza por um. Nas eleições para a câmara municipal e a assembleia legislativa foi eleito com a maior votação.
Elmano de Freitas (PT)
Elmano de Freitas da Costa (PT) é natural de Baturité e formado em Direito. Foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012 e foi eleito presidente do PT em Fortaleza em 2013. Em 2014, Elmano foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2018. Além disso, foi secretário de Educação de Fortaleza.
Roberto Cláudio (PDT)
Médico sanitarista, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra nasceu em Fortaleza. O primeiro cargo político que ocupou foi o de deputado estadual, em 2006. Em 2010, Roberto Claudio foi reeleito deputado estadual. No ano seguinte, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa. Em 2012, foi eleito prefeito de Fortaleza, tendo sido reeleito.
Serley Leal (UP)
Serley Leal (UP) é fundador do partido e membro do diretório estadual. Com 40 anos, Serley foi candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2020, sua primeira eleição, e é bancário.
Chico Malta (PCB)
Nascido em Fortaleza, o advogado Chico Malta concorrerá ao governo pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Considerado anistiado político, é membro do PCB desde 1979 e participante da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Zé Batista (PSTU)
Zé Batista é membro da Executiva Estadual da CSP-Conlutas há quase 30 anos. No lançamento de sua pré-candidatura pelo PSTU, ele expôs que o foco da candidatura será a defesa dos interesses dos trabalhadores da construção civil, além dos demais trabalhadores – que segundo ele, está passando pelo momento mais difícil da história do Brasil.
Veja quem são os candidatos ao senado
Camilo Santana (PT) renunciou ao cargo de governador para concorrer ao senado. Eleito em 2014 e reeleito em 2018, Santana foi secretário estadual das cidades e do desenvolvimento agrário. Antes de governador foi deputado estadual. É servidor público federal vinculado ao Ibama.
Um dos fundadores do partido no Ceará, Amarílio Macêdo (PSDB) é empresário e acionista do Grupo J.Macêdo.
Carlos Silva (PSTU) é natural de Iguatu (CE). Ele é casado e tem 42 anos. Ele tem como suplentes Antônio Ferreira Félix e Maria do Carmo Santiago Silva. Em 2020, Carlos Silva se candidatou a prefeito de Iguatu, mas não foi eleito.
Enfermeira Ana Paula (PDT) é vereadora de Fortaleza e foi registrada no último dia. Estava cotada para disputar uma vaga na câmara.
Kamila Cardoso (Avante) é advogada, tem 44 anos e concorreu a vice-prefeita junto com o deputado federal Capitão Wagner, em 2020.
Veja os candidatos ao governo do estado e ao senado de todos os estados:
Acre (AC) , Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).
?Money Times é Top 8 em Investimentos!?
Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!