9 em cada 10 brasileiros não concordam com atos antidemocráticos; metade culpa Bolsonaro, aponta Datafolha
A grande maioria dos brasileiros não concordam com os atos antidemocráticos em Brasília. De acordo com um levantamento do Datafolha, 93% dos entrevistados afirmam ser contra a ação.
Já 3% se dizem favoráveis à invasão e depredação dos prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto.
No domingo (8), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro organizaram uma manifestação na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e protagonizaram atos de vandalismo.
Mais de 1.500 pessoas foram detidas e passaram para reconhecimento na Polícia Federal. Mais de 200 manifestantes foram presos nos complexos penitenciários da Papuda e Colmeia, no Distrito Federal.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou uma intervenção federal na segurança da Capital até dia 31 de janeiro. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi afastado do cargo.
Culpa de Bolsonaro
Para pouco mais da metade dos brasileiros (55%), o ex-presidente Bolsonaro é considerado responsável pelos atos antidemocráticos, sendo que 38% destes dizem que ele teve muita responsabilidade.
Outros 17% consideram que Bolsonaro teve um pouco de responsabilidade na invasão de Brasília. Para 39%, ele não teve nenhuma responsabilidade.
Vale lembrar que Bolsonaro está nos Estados Unidos desde o dia 30 de dezembro e chegou a ser internado em um hospital em Orlando devido a dores abdominais.
A princípio, ele permanece fora do país até o final de janeiro, embora deputados americanos queiram que ele seja deportado.
Durante um pronunciamento, Lula afirmou que o ex-presidente estimulou os atos antidemocráticos. Neste caso, 45% das pessoas concordam com a afirmação e outras 45% discordam.
Punição dos atos antidemocráticos
O levantamento aponta que 46% dos brasileiros acham que todos os envolvidos nos atos antidemocráticos deveriam ser presos, enquanto 15% dizem que a maioria deveria ser punida.
Já 26% acham que só alguns deveriam ser presos; para 9%, ninguém deveria ser detido; e 4% dizem não saber.
Sobre as pessoas que financiaram o transporte dos manifestantes e mantiveram os acampamentos nas portas dos quartéis, 77% dos entrevistados afirmam que esse grupo deveria ser preso; 18% acham que não.
Metodologia
Ao todo, o Datafolha entrevistou 1.214 pessoas com mais de 16 anos por telefone entre terça-feira (10) e quarta-feira (11). Segundo o instituto de pesquisa, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.