Economia

Fuga de milionários? 800 deixarão o Brasil em 2024; confira motivos e saiba os destinos

24 jun 2024, 11:41 - atualizado em 24 jun 2024, 11:50
migração milionários saída do brasil
Entre 2013 e 2023, o Brasil observou uma redução de 28% no número de milionários no país (Imagem: Getty Images/Canva)

Cerca de 800 milionários deixarão o Brasil e seguirão para outro país, mostra relatório da Henley & Partners. A nação ocupa a sexta posição entre os países com maior emigração de super ricos. Já a China ocupa o primeiro lugar, com previsão de que 15.200 milionários deixarão o gigante asiático.

A previsão da consultoria é de que 128.000 milionários realizarão movimentos migratórios, superando o recorde de 120.000 no ano passado. Entre as razões, estão motivos como tensões geopolíticas, incerteza econômica e convulsão social.

“Em muitos aspectos, essa grande migração milionária é um indicador importante, sinalizando uma mudança profunda na paisagem global e nas placas tectônicas de riqueza e poder, com implicações de longo alcance para a trajetória futura das nações que eles estão deixando para trás ou para aquelas que se tornam suas novas casas”, explica Dominic Volek, chefe do grupo de clientes privados da Henley & Partners.

Brasil é o segundo país que mais teve saída de milionários

Além da China e do Brasil, Reino Unido, Índia, Coreia do Sul e Rússia complementam os países que observarão uma maior saída desse perfil.

No caso do Reino Unido, o fluxo de emigração é observado há alguns anos, após a saída do país da União Europeia (UE). Motivos políticos ocasionados pelas eleições no país estão entre as razões para a saída.

Como explicação para a saída do Brasil, a pesquisa afirma que assim como outros países em desenvolvimento, como Vietnã, África do Sul e Nigéria, há uma procura por estilo de vida melhor, ambientes mais seguros e acesso a serviços de saúde e educação de maior qualidade.

A pesquisa afirma que Estados Unidos e Portugal são os destinos favoritos de milionários que deixam o Brasil e que há 82.400 pessoas no país que possuem mais de US$ 1 milhão. Para aqueles que possuem 1 bilhão de dólares, o número é de apenas 25.

Entre 2013 e 2023, o Brasil observou uma redução de 28% no número de milionários, atrás apenas da Nigéria, que observou redução de 45%. Vietnã e China são os que observarão maior crescimento de milionários, chegando a 98% e 92%, respectivamente.

Países que mais receberão milionários em 2024 de Money Times

Emirados Árabes Unidos é o principal destino dos mais ricos

Enquanto isso, os Emirados Árabes Unidos poderão ocupar pelo terceiro ano consecutivo o país ao qual os milionários mais seguem em direção, chegando a um recorde de 6.700 imigrantes. Fatores como imposto de rendimento zero, vistos gold, estilo de vida luxuoso e localização estratégica são apontados como as principais razões pelas quais as pessoas se dirigem à nação.

O país recebe um grande número de imigrantes da Índia, Oriente Médio, Rússia e da África. Para 2024, é esperado um número maior de pessoas do Reino Unido e da Europa.

“Os milionários migrantes são uma fonte vital de receitas cambiais, pois tendem a trazer o seu dinheiro consigo quando se mudam para um país. Além disso, cerca de 20% deles são empreendedores e fundadores de empresas que podem iniciar novos negócios e, portanto, criar empregos locais no seu novo país, e esta porcentagem sobe para mais de 60% para centimilionários e bilionários”, explica o chefe de investigação da New World Wealth, Andrew Amoils.

Países que mais perderão milionários de Money Times

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.