Livros

8 Livros incríveis para ler em 2018

28 jan 2018, 21:07 - atualizado em 28 jan 2018, 21:08

Tatiana Pimenta é CEO e fundadora da Vittude, startup focada em psicologia e coaching.

Nos últimos anos estabeleci uma rotina de separar os últimos 5 dias do ano para fazer uma espécie de “balanço”. Vivo intensamente os primeiros 360 dias e deixo os últimos cinco reservados para um momento mais reflexivo e contemplativo. Aproveito bem essas 80 horas (descontando já pelo menos 8 horas de sono) para meditar, refletir, avaliar o que foi bom, o que eu gostei, o que podia ter feito diferente, o que aprendi, que pessoas novas eu conheci e que habilidades novas eu desenvolvi. Nesse mesmo período do ano, costumo fazer o meu planejamento pessoal para o ano que se aproxima. Procuro contemplar na lista itens de todas as áreas da minha vida: saúde, família, amigos, lazer, trabalho, espiritualidade, entre outros que surgem em cada ano.

Tenho como hábito escrever minhas resoluções de ano novo em um diário, agenda ou bloco de notas. De 2016 para 2017 usei um pouco de tecnologia e registrei minhas metas e resoluções em cards no aplicativo Trello. Dessa forma, consegui pensar em metas mais ousadas e maiores, mas segmentá-las em metas menores, diárias, semanais ou mensais, de forma a facilitar o sucesso no alcance delas.

Como um desafio para 2017, havia proposto dedicar mais tempo para um hobby, a leitura. Além de hobby, ler é um hábito que ajuda, e muito, no desenvolvimento do meu trabalho. Minha proposta para 2017 era ler pelo menos 2 livros por mês, chegando ao final do ano com 24 títulos bem lidos. Não somente consegui cumprir, como superei meu objetivo. Cheguei a devorar uma biografia em uma única noite, após comprá-la em uma livraria na saída do trabalho. Literalmente troquei a televisão, novelas, redes sociais, grupos de whatsapp e tantas outras atividades que consomem nosso tempo, por algo que pra mim era prazeroso e ao mesmo tempo extremamente produtivo.

Além da leitura, um dos meus desejos para 2017 era começar a escrever e compartilhar meus pensamentos e aprendizados com outras pessoas. Comecei escrevendo aqui no LinkedIn Pulse, ainda nos últimos dias de 2016. Publiquei 22 artigos desde então. Também comecei a ser convidada a escrever em outros portais e blog, como o Superela, o Blog Seja Leve e mais recentemente o Startupi.

E para associar dois grandes desejos deste ano que era escrever e ler, decidi compartilhar com vocês os livros que mais curti ao longo dessa jornada. Confesso que muito da minha leitura foi direcionada para o trabalho. Desde 2016 estou à frente da Vittude, startup que ajudei a fundar. Como nunca fui da área de tecnologia, precisei ler e aprender muita coisa sozinha. Entre as minhas leituras favoritas estão biografias. Amo ler sobre a vida das pessoas, compreender os desafios que elas tiveram e quais aprendizados tiveram ao longo de suas vidas.

Listei abaixo 8 livros que mais gostei. Ao todo foram cerca de 40 títulos em 2017. E a meta é aumentar isso em 2018, portanto, se tiverem sugestões de livros, comentem e compartilhem o que mais gostaram. Assim criamos uma lista colaborativa de sugestões de leitura.

1 – The Happiness Advantage

Livro escrito pelo psicólogo Shawn Achor, discorre sobre sete princípios de Psicologia Positiva que podem acelerar o sucesso e a performance no trabalho. Muito além de regras para alcançar o sucesso, Achor falar sobre os impactos da felicidade sobre nossa vida diária. Ele fala sobre os efeitos de filtrarmos as coisas boas que acontecem em nossa rotina, propondo como exercício que façamos uma listinha diária contendo as 2 ou 3 melhores coisas que aconteceram em nosso dia. Para além disso, mostra estudos comprovando os efeitos positivos da gratidão, de técnicas de meditação e um dos pontos que mais chamaram minha atenção, foi sobre a importância dos nossos relacionamentos. Ele afirma que ter forte suporte social da família, amigos, cônjuges e colegas de trabalho contribui para aumentar nossas emoções positivas e consequentemente nossa felicidade. Elé é direto: “the more social support you have, the happier you are”.

Compartilho abaixo o TED dele, que já teve mais de 16 milhões de visualizações.

2 – Sonhos não têm limites

Carlos Wizard, fundador da Wizard idiomas e hoje presidente do Grupo Multi Educação, conta sua história de vida. O livro narra o início difícil, os momentos de dificuldades na época de faculdade nos Estados Unido, o retorno ao Brasil, o desemprego e o início da Wizard. Ele conta como a fé e sua religiosidade foram fundamentais em sua vida e compartilha momento dramáticos da sua vida pessoal, como o acidente dos filhos e adoção de outras duas crianças. Segundo Carlos, ficar rico não é questão de sorte, e sim de postura mental, escolhas e determinação. Não se pode ter medo, vergonha ou culpa por ser rico.

3 – The Airbnb Story

Esse livro delicioso conta como três jovens criaram uma startup hoje avaliada em mais de U$30 bilhões, o Airbnb. Em 2017, a Vittude foi uma das vencedoras do Prêmio Mulheres Tech em Sampa, patrocinado pelo Airbnb Brasil. Como parte da premiação, fui convidada para conhecer o Vale do Silício e conhecer o Headquarter o Airbnb em São Francisco. Eu que já gostava da empresa, uma vez que sou hóspede e anfitriã, virei fã incondicional. Escrevi um artigo aqui no Linkedin, contando um pouco do que aprendi por lá. Depois do retorno, li o livro que conta, em detalhes, todos os desafios na criação de um negócio disruptivo. Ao longo da leitura vamos descobrindo como surgiu a ideia, como eles conseguiram financiar inicialmente a empresa confeccionando caixinhas de cereal na época da campanha eleitoral americana de 2008, como vieram os primeiros clientes e investidores. Uma frase bastante marcante para mim, que estou à frente de uma startup, foi: “in order to scale, you have to do things that do not scale”. Esse ensinamento conta como dois dos fundadores visitavam os primeiros anfitriões, oferecendo para tirar foto de seus espaços e aproveitando a oportunidade para conversar individualmente com cada um e capturar insights para criar a empresa que existe hoje.

4 – Vicente Falconi – O que importa é resultado

Essa é a biografia que relatei no início do artigo. Comecei a ler logo depois que saí do trabalho e só consegui parar quando terminei todas as páginas. Literalmente devorei cada página. Escrito por Cristiane Correa, que também já escreveu sobre Abílio Diniz e o famoso trio Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira (Sonho Grande). Aliás, as duas leituras são incríveis e super recomendadas. O livro narra os passos do Professor Falconi durante a faculdade, seus estudos no exterior, o pedido de casamento para a esposa e o surgimento do INDG que atualmente virou a Falconi Consultores de Resultados. Abaixo um vídeo onde a Cristiane fala um pouquinho sobre o livro.

5 – Steeve Jobs por Walter Isaacson

Biografia de Steeve Jobs, fundador da Apple. Ela foi elaborada por Walter Isaacson, que também é autor de outras duas famosas biografias: Albert Einstein e Benjamin Franklin. O livro foi escrito a partir de diversas entrevistas realizadas com o próprio Stevee Jobs. Foram entrevistados também amigos, colegas, familiares, concorrentes e alguns desafetos de Jobs. A biografia narra a vida tumultuada do empresário, que além de inventivo possuía personalidade forte e polêmica. Sua energia e criatividade foram responsáveis por revolucionar a indústria da computação pessoal, da música com ipod, a telefonia celular com o iphone (alguém se lembra como era nossa vida antes de 2007?), o cinema de animação e a computação em tablet. Apesar de um livro longo, é uma leitura interessante e instigante. Mentes criativas e brilhantes costumam gerar um certo fascínio! Recomendo e desejo uma ótima leitura.

6 – Quando Nietzsche Chorou

É o primeiro romance escrito pelo psiquiatra e psicoterapeuta Irvim Yalom. Outros livros super legais do mesmo autor são Mentiras no Divã e A Cura de Schopenhauer. Eu sou apaixonada por psicologia, comportamento humano e tudo que envolve nossa psique. Quando Nietzsche Chorou narra as sessões de “conversa” realizadas entre Friedrich Nietzsche, o maior filósofo da Europa, e o Dr.Josef Breuer, um dos pais da Psicanálise. Em uma mistura de fato e ficção, a história tem como pano de fundo o movimento intelectual da Viena do século XIX às vésperas do nascimento da psicanálise. A participação de jovem médico interno de hospital chamado Sigmund Freud deixa a narrativa ainda mais atraente. Dois homens brilhantes e enigmáticos mergulham nas profundezas de suas próprias obsessões românticas.

7 – Pense Simples

Livro escrito pelo Gustavo Caetano, Ceo e Fundador da Sambatech, jovem considerado pela revista Business Insider como o “Mark Zuckerberg brasileiro”. Pense Simples é de leitura fácil e agradável, mais uma daquelas que matei em duas sentadas. Já no começo do livro é dito que simplicidade é a ordem da vez. O autor pontua a importância de ter propósito ao decidirmos montar uma empresa. Segundo ele, inovar é olhar ao redor e descobrir algo que nos incomoda e que pode ser melhorado. É enxergar que as oportunidades estão nos problemas que existem. Para Gustavo, empreendedores que têm sucesso não se destacam por serem geniais. Eles se destacam por serem inconformados com os problemas que os rodeiam. Ele fala ainda sobre a importância de uma rede forte de suporte, bom networking, honestidade, empoderamento da equipe e sobre criar uma cultura de experimentação. Adorei a ideia da Hack Week e já tenho ideias para minha empresa.

8 – Satisfação Garantida

Praticamente uma autobiografia do Tony Hsieh, CEO e Co-fundador da Zappos, e-commerce de sapatos vendida para a Amazon em 2009 por quase U$ 1bilhão. O livro aborda a história do Tony enquanto empreendedor. Sua primeira startup, a LinkExchange, foi vendida para a Microsoft por U$ 265 milhões, com pouco mais de 2 anos de operação. Com o dinheiro da venda Tony começou a buscar novas oportunidades de investimento e descobriu sua paixão na Zappos. Quando vemos notícias de startups sendo vendidas por cifras milionárias, vemos o lado do sucesso, mas na grande maioria das vezes não conseguimos ver as dificuldades, as noites sem dormir e os problemas vividos pelos fundadores. Esse livro me fez entender o quanto determinação, persistência e propósito fazem a diferença. Além disso, fiquei encantada com a cultura da Zappos. Entre os 10 valores fundamentais da empresa estão pontos como ser humilde, transmitir “uau” sempre, abraças e conduzir mudanças e fazer mais com menos. Super recomendo a leitura, é uma bela lição de empreendedorismo!!

Além das dicas de leitura, deixo aqui meu desejo de um 2018 excepcional para todos. Que possamos crescer e compartilhar ainda mais neste ano !! Não deixem de comentar e enviar sugestões de novas leituras. 🙂

Tatiana Pimenta é CEO e fundadora da Vittude, startup que conecta psicólogos e pessoas que desejam fazer terapia. Atua também como Business & Executive Coach, ajudando empresas e líderes a atingirem resultados extraordinários. É mentora de jovens e mulheres empreendedoras. Desenvolve trabalhos de consultoria empresarial nas áreas de gestão de vendas e cultura organizacional. 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
CEO da Vittude
Tatiana Pimenta é CEO e fundadora da Vittude. Engenheira que se apaixonou pela Psicologia, pelo estudo constante do comportamento humano e da felicidade. Com mais de 15 anos de experiência profissional, foi executiva de sucesso em empresas de grande porte como Votorantim Cimentos e Arauco. Única brasileira finalista da premiação internacional Cartier Women's Initiative Awards em 2019. Faz terapia há mais de 8 anos, é maratonista amadora e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. É colunista dos portais Money Times, Startupi e Superela
tatiana.pimenta@moneytimes.com.br
Linkedin Instagram
Tatiana Pimenta é CEO e fundadora da Vittude. Engenheira que se apaixonou pela Psicologia, pelo estudo constante do comportamento humano e da felicidade. Com mais de 15 anos de experiência profissional, foi executiva de sucesso em empresas de grande porte como Votorantim Cimentos e Arauco. Única brasileira finalista da premiação internacional Cartier Women's Initiative Awards em 2019. Faz terapia há mais de 8 anos, é maratonista amadora e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. É colunista dos portais Money Times, Startupi e Superela
Linkedin Instagram
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar