8 empresas brasileiras estão no top 10 de líderes ambientais da América Latina
Na última quarta-feira (8), foi divulgado o ranking “A List 2021” que reúne as empresas com melhor desempenho na gestão e transparência sobre mudanças climáticas, florestas e segurança hídrica. Entre as 10 companhias da América Latina melhores posicionadas, oito delas são brasileiras e muitas ligadas ao agronegócio.
As empresas brasileiras presentes na lista são: Braskem (BRKM5), Eletrobras (ELET3), Cemig (CMIG3), Energias do Brasil (ENBR3), Klabin (KLBN11), Marfrig (MRFG3), Raízen (RAIZ4) e Amaggi. Completam o top 10, CEMEX do México e CMPC do Chile.
O principal destaque entre as brasileiras ficou com a Klabin por ser a primeira companhia da América Latina a obter a classificação “Triple A”, que representa que a companhia alcançou o melhor desempenho nos três temas ambientais de 2021: mudanças climáticas, florestas e segurança hídrica.
No restante do mundo, apenas 14 empresas alcançaram um triplo A por seus desempenhos, incluindo L’Oréal, Unilever, HP e Lenzing AG.
Ao todo, 272 companhias ao redor do globo foram destacadas na lista A, em razão de sua liderança ambiental, com base nos três critérios avaliados.
Mais de 13 mil empresas relataram dados ambientais por meio do CDP, responsável pelo ranking, em 2021, o que configura um recorde histórico.
No entanto, em torno de 16 mil empresas com valor de US$ 21 trilhões em capitalização de mercado ainda não responderam ao pedido de informações de seus investidores e clientes ou não forneceram dados suficientes em suas respostas.