777 Partners: conheça o fundo de investimentos que comprou o Vasco da Gama
A notícia de que o fundo de investimentos 777 Partners está finalizando a compra do Vasco da Gama trouxe atenções atenções ao grupo até então pouco conhecido pelo mercado brasileiro.
A aquisição de 70% do clube faz parte de um acordo que o avaliará em cerca de US$ 330 milhões, segundo a Bloomberg.
Fundada em 2015 e sediada em Miami, o 777 Partners tem histórico de investimento em setores como seguros, financiamento ao consumidor e comercial, financiamento de litígios, empréstimos diretos, mídia e entretenimento e aviação.
Em sua página oficial, o fundo diz ser gerido por profissionais com experiência em modalidades de investimento como o private equity e venture capital.
O 777 Partners conta com mais de 50 empresas listadas em seu portfólio, dentre elas, outros dois clubes de futebol, duas empresas especializadas em esportes e a British Basketball League (BBL).
Segundo veiculou o portal Vasco Notícias, o grupo está presente nos clubes de futebol Sevilla F.C. e Genoa de formas diferentes.
Em 2018, comprou ações minoritárias do Sevilla e, sem participação na gestão, entrou em conflito com o atual presidente do clube, José Castro.
O fundo teria tentado, sem sucesso, trocar a diretoria do time através da articulação de votos de acionistas. Já em 2021, comprou 99,9% das ações do Genoa e assumiu o controle da equipe italiana.
Em 2020, adquiriu uma parcela não especificada da 1190 Sports, empresa especializada na comercialização de direitos esportivos na América do Sul e responsável por vender direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.
Além disso, a 777 Partners também investe na Fanatiz, serviço de streaming que exibe campeonatos de futebol para os EUA.
Em entrevistas recentes, o grupo comunicou que tem interesse em continuar adquirindo clubes de futebol em um futuro próximo, tendo como inspirações os grupos City e Red Bull.