Opinião

6 passos para fazer investimentos digitais

18 maio 2019, 9:08 - atualizado em 17 maio 2019, 14:45

Por Blog do Yubb

Desde paquera até pedidos de comida: atualmente, tudo é feito online. E o mundo financeiro não poderia ficar para trás, né? Transferências com um clique, bancos que não cobram nenhuma taxa, robôs que cuidam do seu dinheiro… E, é claro, os investimentos digitais.

Para aplicar o seu dinheiro, não é preciso ir até uma agência bancária e assinar alguns papéis. Todo o processo é feito online e sem nenhum custo: desde a abertura da conta na corretora até a concretização do investimento.

Isso significa que os investimentos digitais são todos os investimentos que existem no mercado hoje. Se você está querendo começar a investir o seu dinheiro, saiba que você vai precisar de um smartphone e/ou um computador. Chega de burocracia e de papelada!

No post de hoje, vou te mostrar como fazer investimentos digitais para ganhar dinheiro. São 6 passos muito simples que, se você seguir, vai realizar o seu primeiro investimento e ter uma vida financeira mais tranquila. Dá uma olhada:

passo a passo para fazer investimentos digitais

1. Escolha uma instituição financeira

Para investir, você precisa de uma instituição financeira – seja ela um banco ou uma corretora. Por isso, o primeiro passo é escolher em qual instituição você deseja aplicar o seu dinheiro.

Se você só conhece o seu banco, lembre-se de que ele não é, necessariamente, a melhor opção. Os grandes bancos não possuem boas rentabilidades nos investimentos e as melhores oportunidades estão em bancos pequenos/médios e nas corretoras de valores.

Não sabe qual empresa escolher? Calma! O Yubb tem o Guia das Melhores Empresas de Investimento que reúne a opinião dos investidores sobre os bancos, corretoras e fintechs. Nada melhor do que ver indicações de quem já usou as empresas de investimento, né?

2. Abra uma conta de investimentos

Só de ouvir “abrir conta” já te dá um arrepio? Fique tranquilo que não é nada do que você está pensando! Uma conta de investimentos é muito diferente de uma conta corrente. E abrir uma conta é o segundo passo.

Não há nenhum custo mensal para manter a sua conta de investimentos. Você pode abrir contas em diferentes instituições financeiras e não será cobrado por isso, mesmo se não usá-las.

Outra diferença é que essa conta é feita totalmente online e, no máximo, podem ser pedidas algumas fotos dos seus documentos pessoais. Ou seja, é um processo gratuito e sem complicações.

3. Transfira o dinheiro

Para fazer uma aplicação financeira, é necessário ter um saldo no seu banco ou na sua corretora. Isso significa que você precisa fazer uma transferência da sua conta corrente para a sua conta de investimentos.

O processo é muito simples: basta realizar um TED ou DOC da sua conta bancária para o número da sua conta de investimentos – esse número é disponibilizado assim que você abre  a sua conta.

Atenção: a transferência só pode ser feita entre contas do mesmo titular – com o mesmo CPF.

4. Conheça as opções de investimento

O passo #4 é conhecer as opções de investimento que existem no mercado para, assim, escolher qual investimento você deseja realizar. Para muitos, essa é a parte mais complicada. Mas, na realidade, é mais fácil do que você pensa.

Os investimentos são divididos em três grandes grupos: renda fixa, renda variável e fundos de investimento. A renda fixa é um grupo mais seguro que engloba aplicações como Tesouro Direto, CDBs, LCIs, LCAs e etc.

Renda variável, por outro lado, é um grupo de investimentos mais arriscado em que estão as ações, criptomoedas, robôs e muitos outros. Já os fundos são um serviço em que o gestor investe o seu dinheiro de acordo com as políticas definidas.

Na prática, você precisa definir qual é o seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado) e escolher a aplicação que mais se encaixa para os seus objetivos.

No Yubb, seu buscador de investimentos online e gratuito, basta digitar quanto você quer investir (R$) e por quanto tempo (meses) e nós te mostramos quais são as melhores oportunidades do mercado.

Além disso, também temos uma calculadora de investimento mensal em que você pode calcular quanto vai ganhar investindo mensalmente.

Clique aqui para acessar o buscador

Clique aqui para acessar a calculadora

5. Concretize o investimento

Assim que você escolher o investimento, é só concretizá-la pela plataforma do banco ou da corretora. Como você já fez a transferência bancária, já possui um saldo na instituição financeira e agora pode finalizar o seu investimento.

É muito simples: entre no site ou app da instituição, escolha o investimento que deseja realizar e clique em “investir”. As plataformas de bancos e corretoras são diferentes, mas o princípio é sempre o mesmo.

Depois disso, você verá que o seu saldo na empresa está zerado (se você escolher investir tudo em um investimento, por exemplo) e o seu dinheiro estará alocado diretamente na aplicação financeira.

Parabéns, você é um investidor!

6. Continue buscando

O primeiro investimento é uma vitória muito grande e eu sei disso. Mas o meu objetivo aqui vai muito além disso: eu quero que você se sinta motivado a continuar buscando novas oportunidades e investindo cada vez mais.

Investir é um hábito e, ao fazer os seus primeiros investimentos digitais, tenho certeza de que você se sentirá animado para realizar os próximos. Dessa forma, será mais fácil chegar nos seus objetivos financeiros.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
opiniao@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar