AgroTimes

6 fatores da São Martinho que podem surpreender o mercado

23 abr 2021, 12:00 - atualizado em 23 abr 2021, 12:01
Agronegócio Agricultura Cana-de-Açúcar Etanol
A ação da São Martinho ainda está sendo negociada abaixo de preço-alvo proposto pela XP, implicando em valorização de 17% até o fim do ano (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

Com uma execução agroindustrial impecável e pronta para desfrutar do bom momento das commodities agrícolas, a São Martinho (SMTO3) entra no radar de cobertura da XP Investimentos já com recomendação de compra e valorização das ações estimada em 17% até o final do ano.

A companhia é um dos maiores grupos sucroalcooleiros do Brasil.

Os analistas da XP destacam que as commodities “soft”, como o açúcar e o etanol, são produtos intrinsecamente cíclicos.

Ou seja, nem os bons nem os maus momentos tendem a permanecer por muito tempo no horizonte da São Martinho.

“Apesar do açúcar e etanol estarem bombando, sabemos que momentos setoriais bons não duram para sempre, e o preço de ambos, bem como a taxa de câmbio, seguem sendo alguns dos principais riscos da nossa tese de investimento para a São Martinho”, comenta o time da corretora formado por Leonardo Alencar, Larissa Pérez e Marcella Ungaretti.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os 6 pilares da São Martinho

Nem os bons nem os maus momentos tendem a permanecer por muito tempo no horizonte da São Martinho, destaca a XP (Imagem: Facebook/Divulgação/São Martinho)

1) A empresa se destaca por seu foco na eficiência de suas operações;

2) A companhia tem um histórico financeiro sólido, com níveis de alavancagem controlados em meio a um setor volátil. A relação Dívida Líquida / EBITDA se manteve abaixo de 2.4x desde 2015;

3) A São Martinho está posicionada para aproveitar o momento setorial favorável, sobretudo no caso do açúcar, cujo preço internacional já registra alta de 48% versus abril de 2020, e que ainda é impulsionado pelo dólar turbinado;

4) A São Martinho já paga dividendos recorrentemente e, na visão da XP, deve aumentar o percentual do lucro pago como dividendos no médio prazo a medida que gera ainda mais caixa;

5) A a empresa é vista como uma alocadora de capital disciplinada que vem provando seu foco em iniciativas de aumento de margem com novos projetos em curso; e

6) A ação da São Martinho ainda está sendo negociada abaixo de preço-alvo proposto pela XP, implicando em valorização de 17% até o fim do ano.

“Estamos muito construtivos com os papeis da São Martinho no curto e no médio prazo, por outro lado a Jalles Machado (JALL3) continua sendo nossa ação predileta no setor de açúcar e etanol, pois vemos um potencial de alta significativamente maior para o papel“, concluem os analistas da XP.

Veja a seguir a recomendação:

Empresa Ticker Recomendação Preço-alvo (R$) Valorização (%)
São Martinho SMTO3 Compra 38 17
Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.