6 de janeiro no Capitólio dos EUA e 8 de janeiro em Brasília: qualquer semelhança não é mera coincidência
A invasão de manifestantes bolsonaristas nas sedes dos Três Poderes em Brasília neste domingo (8) faz recordar o episódio ocorrido em 6 de janeiro de 2021 no Capitólio dos Estados Unidos. E o temor é de que os atos antidemocráticos na capital federal criem o mesmo clima de insurreição por aqui nos mesmos moldes que se viu por lá.
“O 6 de janeiro nos EUA foi um movimento burro, de vandalismo, sem absolutamente nenhum resultado concreto e abriu uma caixa de pandora (…)”, lembra nas redes sociais o economista-chefe da Infinity Asset, Jason Vieira. Para ele, o 8 de janeiro de 2023 em Brasília vai ter o mesmo efeito.
Confira a mensagem pelo Twiiter:
O 8 de janeiro vai ter o mesmo efeito, com caça às bruxas, eventos de ordem jurídica com E sem razão, fortalecimento do discurso do judiciário e tal atitude anti-democrática vai criar novas atitudes anti-democráticas, ao invés de criar um oposição forte com tudo que conquistou pic.twitter.com/i5li3a32rU
— Jason Vieira ? (@JasonVieira) January 8, 2023
Saiba mais aqui:
Bolsonaristas invadem Palácio do Planalto
Bolsonaristas invadem área do Congresso; veja vídeos
Bolsonaristas invadem Palácio do Planalto
Risco de ‘6 de Janeiro’ no Brasil já era iminente
Vale lembrar que o silêncio ensurdecedor do agora ex-presidente Jair Boslonaro após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições já havia acendido a luz amarela quanto aos riscos de atos terroristas em Brasília.
“Um 6 de Janeiro é certamente possível”, afirmou o escritor sênior do Signal, Carlos Santamaria logo após o resultado das eleições de outubro. O alerta havia sido feito pelo Money Times aqui.
Logo após assumir Lula novamente o Brasil para um terceiro mandato, Santamaria lembrou na newsletter semanal que a “política brasileira continua profundamente polarizada”.