5G: Curitiba, Goiânia e Salvador ativam o serviço na próxima semana; veja as próximas cidades
As cidade de Curitiba, Goiânia e Salvador poderão ativar as estações com a tecnologia 5G à partir na próxima terça-feira, dia 16 de agosto. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (12) pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
Rio de Janeiro, Vitória, Palmas e Florianópolis, segundo definição da reunião, devem ser as próximas cidades a liberar a tecnologia, que deve acontecer até o dia 29 de agosto. Já possuem estações de 5G em operação as cidades de Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo.
De acordo com o superintendente de outorga da Anatel, Vinicius Caram, Curitiba contará com 316 antenas da nova tecnologia ativadas por Claro, TIM e Vivo neste primeiro momento. A Anatel estima que o sinal de 5G “puro” alcançará 28% da cobertura da tecnologia 4G oferecida na cidade.
Segundo o técnico da agência, Goiânia terá 100 antenas ativadas na próxima terça-feira, o que corresponde a 1,7 vez o mínimo de 57 estações exigidas pela Anatel. O 5G “puro” contemplará 10% da cobertura de 4G.
Já Salvador contará com a ativação de 193 antenas de 5G, que representa 1,78 vezes o mínimo de 108 estações exigidas em 2022. As antenas licenciadas pela agência devem garantir a cobertura 15% da rede de 4G.
Entre para o grupo do Money Times no Telegram!
Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!