Carreiras

5 termos em inglês usados em tecnologia que você precisa saber para começar na área

26 fev 2022, 10:00 - atualizado em 25 fev 2022, 16:11
Inglês
Plataforma online para aprendizagem de inglês profissional dá dicas sobre termos específicos que são necessários para quem trabalha na área (Imagem: Clarissa Watson/Unsplash)

O setor de tecnologia vem mostrando um crescimento significativo na geração de empregos no Brasil, porém, o ritmo que são formados profissionais dessa área ainda não acompanha o número de vagas que já estão disponíveis no mercado. Somando isso, tem-se a barreira linguística por não sermos falantes nativos do inglês e especialistas apontam isso como possível explicação para o atraso na chegada de novas tecnologias no país.

Segundo estimativas da Cybersecurity Venture, líder mundial em pesquisas de cibereconomia global, o setor de segurança digital deverá gerar 3,5 milhões de vagas até 2022. Já a área de Internet das Coisas (IoT), deve promover, até 2025, entre 1,9 milhões e 2,6 milhões de novos postos de trabalho.

No Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o setor de tecnologia deverá demandar 797 mil profissionais de tecnologia até 2025. Com essa alta demanda, o mercado exige profissionais cada vez mais qualificados e, para os brasileiros, o inglês aparece como um desafio a ser superado.

O idioma lidera as comunicações de diversas áreas de atuação em TI, com muitas expressões e terminologias sendo necessárias no dia a dia de trabalho.

Para Rafael Iapequino, Head de Marketing e Country Manager da Slang no Brasil, plataforma online para ensino de inglês especializado em conteúdos profissionais e técnicos, aprender o idioma com termos específicos para a área de tecnologia é fundamental para os profissionais desse mercado, sendo um diferencial para um setor que ainda sofre um gap de talentos.

Rafael Iapequino
Rafael Iapequino, Head de Marketing e Country Manager da Slang no Brasil, comenta sobre a importância da língua inglesa para os profissionais do mercado de tecnologia (Imagem: Divulgação)

“O Brasil forma apenas 46 mil profissionais da área por ano. Essa falta de mão de obra acaba, consequentemente, atrasando a chegada de novas tecnologias por aqui, como é o caso do 5G, da Internet das Coisas (IoT), de veículos autônomos e da indústria 4.0, por exemplo. Por isso, quando as empresas apostam na qualificação de seus funcionários, elas estão preparando aquele colaborador não só para a sua função atual, mas também para a evolução do próprio mercado”, afirma Iapequino.

Conforme a 52ª edição da Pesquisa Salarial da Catho, profissionais que dominam a língua inglesa recebem cerca de 60% a mais dos que não possuem tal habilidade no currículo, e esse índice é especialmente alto em cargos de tecnologia e inovação. Pensando nisso, o time da Slang destaca 5 termos específicos do setor de tecnologia que profissionais da área precisam saber:

1. Hash table

Hash table é uma estrutura de dados bastante usada na área de Ciência da Computação. Ela associa chaves de pesquisa a valores. Seu objetivo é, a partir de uma chave simples, fazer uma busca rápida e obter o valor desejado.

2. Troubleshooting

Troubleshooting é uma forma de analisar ou solucionar um problema. É um fluxograma que indica os possíveis problemas que um produto, processo ou sistema operacional pode apresentar. Além disso, ele também mostra quais  as causas e como proceder diante de cada problema.

3. Integrated development environment (ou IDE)

IDE é um software bastante utilizado por desenvolvedores, ele fornece diversos recursos aos programadores para o desenvolvimento de softwares. O IDE ajuda na elaboração de aplicações e facilita diversos processos ligados à parte de desenvolvimento.

4. Cloud-based

Cloud-based é um termo que se refere a aplicativos, serviços ou recursos  disponibilizados por um provedor de computação em nuvem para usuários por meio da internet.

5. Scripting language

Scripting language é uma linguagem de programação usada em um sistema de tempo de execução. Ela automatiza e agiliza a execução de tarefas que seriam realizadas individualmente por um ser humano.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
gabriela.occhipinti@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar