5 motivos que ainda afastam os brasileiros das compras online e presencial
Os brasileiros estão fugindo das compras no varejo, sejam online ou presencial. Isto foi o que o IBGE revelou em sua pesquisa de vendas publicada na manhã de hoje (8).
A queda foi pequena, de 0,1% em outubro ante setembro, mas bem abaixo da alta de 0,8% esperada pelos economistas. Em 12 meses, a baixa ficou em 7,1%, enquanto o estimado estava em 5,6%.
As vendas foram puxadas para baixo pelos segmentos de “Super e hipermercados”, “Móveis e eletrodomésticos” e “Combustíveis e lubrificantes”, que tiveram queda de 0,6%, 0,5% e 0,3% na passagem mensal, respectivamente.
O mês encerra um terceiro trimestre decepcionante, tendo em vista que o segundo trimestre anotou um bom desempenho com a maior mobilidade, vacinação e transferências fiscais.
Alberto Ramos, economista-chefe para América Latina do Goldman Sachs, listou 5 motivos para entender este mau desempenho da economia brasileira:
1 – Aumento da inflação
2 – Piores condições financeiras
3 – Incerteza política
4 – Endividamento das famílias
5 – Enfraquecimento do sentimento do consumidor.
E, como ressalta Ramos, estes itens “devem continuar a gerar obstáculos para o setor nos próximos meses”.
Segundo os economistas da Boa Vista, mais do que essa queda no mês de outubro, é importante lembrar que para as pesquisas que estão por vir, referentes aos meses de novembro e dezembro, o cenário é quase o mesmo, mas com um agravante, o fim do Auxílio Emergencial, que foi um dos combustíveis do varejo ao longo dos últimos meses.
“Em contrapartida, há o Auxílio Brasil, que por mais importante que seja, chegará a um número muito menor de beneficiários, algo que certamente poderá impactar nas vendas de fim de ano”, ressaltam.