Economia

5 motivos que ainda afastam os brasileiros das compras online e presencial

08 dez 2021, 18:02 - atualizado em 08 dez 2021, 18:02
Varejo
As dificuldades “devem continuar a gerar obstáculos para o setor nos próximos meses” (Imagem: Reuters/Ricardo Moraes)

Os brasileiros estão fugindo das compras no varejo, sejam online ou presencial. Isto foi o que o IBGE revelou em sua pesquisa de vendas publicada na manhã de hoje (8).

A queda foi pequena, de 0,1% em outubro ante setembro, mas bem abaixo da alta de 0,8% esperada pelos economistas. Em 12 meses, a baixa ficou em 7,1%, enquanto o estimado estava em 5,6%.

As vendas foram puxadas para baixo pelos segmentos de “Super e hipermercados”, “Móveis e eletrodomésticos” e “Combustíveis e lubrificantes”, que tiveram queda de 0,6%, 0,5% e 0,3% na passagem mensal, respectivamente.

O mês encerra um terceiro trimestre decepcionante, tendo em vista que o segundo trimestre anotou um bom desempenho com a maior mobilidade, vacinação e transferências fiscais.

Alberto Ramos, economista-chefe para América Latina do Goldman Sachs, listou 5 motivos para entender este mau desempenho da economia brasileira:

1 – Aumento da inflação

2 – Piores condições financeiras

3 – Incerteza política

4 – Endividamento das famílias

5 – Enfraquecimento do sentimento do consumidor.

E, como ressalta Ramos, estes itens “devem continuar a gerar obstáculos para o setor nos próximos meses”.

Segundo os economistas da Boa Vista, mais do que essa queda no mês de outubro, é importante lembrar que para as pesquisas que estão por vir, referentes aos meses de novembro e dezembro, o cenário é quase o mesmo, mas com um agravante, o fim do Auxílio Emergencial, que foi um dos combustíveis do varejo ao longo dos últimos meses.

“Em contrapartida, há o Auxílio Brasil, que por mais importante que seja, chegará a um número muito menor de beneficiários, algo que certamente poderá impactar nas vendas de fim de ano”, ressaltam.

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