Renda Fixa

5 investimentos que saem ganhando com a alta da Taxa Selic; veja onde investir

16 jun 2022, 11:19 - atualizado em 16 jun 2022, 11:19
taxa selic
Taxa Selic sobe meio ponto percentual, chegando na casa dos 13,25% ao ano (Imagem: Agência Brasil)

O Banco Central (BC) anunciou um novo aumento na taxa Selic, desta vez em meio ponto percentual, chegando na casa dos 13,25% ao ano.

Mesmo com uma ligeira desaceleração em maio, a preocupação com a inflação permanece, assim como a guerra no leste europeu e o retorno de medidas restritivas na China por conta da pandemia, são fatores que fazem o mercado rever suas projeções até o fim de 2023.

No mundo dos investimentos, quem sai ganhando com esse cenário é a renda fixa.

Renda fixa rende mais de 1% ao mês

A Selic é a taxa que o BC utiliza para remunerar o investidor em seu principal título de investimento: o Tesouro Selic. Também conhecido por LFT (antiga Letra Financeira do Tesouro), é uma das opções para o investidor que busca reserva de liquidez, além de ser o investimento com maior grau de segurança no país.

Outros investimentos que também são favorecidos pelas taxas de juros bancárias, são os atrelados ao Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI), por exemplo, por ser uma taxa praticada pelos bancos privados muito próxima da Selic.

Além do Tesouro Direto, o especialista da iHUB Investimentos, Lucas Sharau, cita mais cinco opções de investimentos que, atreladas ao CDI, estão rendendo mais após a recente alta da Selic:

Como fica a bolsa nesse cenário?

Em menos de cinco meses, a bolsa brasileira já ultrapassou os 120 mil pontos e agora beira os 100 mil pontos. “A volatilidade é uma constante no momento”, explica Sharau, da iHUB.

“A bolsa brasileira é composta na sua maior parte por commodities, mas também possui em sua composição outros segmentos, cada um em seu momento, temos ainda perspectivas positivas de crescimento para investimentos mais longos do que seis meses a um ano”, afirma.

No próprio segmento de commodities, segundo o especialista, existem resquícios dos impactos da pandemia, e os preços de algumas empresas ainda podem estar descontados em relação aos preços considerados “justos” por suas ações.

Além disso, Sharau explica que a eleição no Brasil, por mais que esteja precificada pelo mercado, ainda pode causar impactos na bolsa e na economia nacional, principalmente com o cenário de recessão global ganhando força nas últimas semanas.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar