5 hábitos saudáveis para colaboradores na volta aos escritórios, segundo Renato Silveira
Proporcionar melhor qualidade de vida aos colaboradores virou de plus para necessidade nos valores de muita empresa pelo Brasil afora. O tema ganha mais importância no momento de retomada dos trabalhadores aos escritórios após meses de home office imposto pela pandemia de Covid-19.
Hoje o serviço de nutrição funcional para cardápios, por exemplo, e até disposição de frutas em pontos estratégicos da firma virou prática nas companhias, como apontam levantamentos do próprio Ministério da Saúde.
Incluindo alimentação e estendendo esse cuidado a outras áreas, é possível ainda melhorar a adesão do funcionário a esse tipo de oferta com dicas simples, como o farmacêutico Renato Silveira esclarece.
Ele, que é um dos maiores nomes de mentoria e consultoria do Brasil em longevidade, entrega que existem lanchinhos específicos e práticas simples que podem ser adotadas no dia a dia de um trabalhador e que fará muita diferença no fim das contas.
Para embasar as teses, dedicou os últimos anos da carreira a estudos que são relacionados ao tema “vida saudável”.
“Comecei a desenvolver fórmulas com vitaminas, minerais, nutrientes que nosso organismo necessita para funcionar bem, elaborava receitas e suplementos naturais para médicos e pacientes, e eles voltavam relatando melhora e em muitos casos até alta médica de medicamentos para problemas graves de saúde que vinham usando há anos”, exemplifica.
À reportagem, Renato lista 5 dicas fáceis para o dia a dia dentro das organizações. Confira:
Café sem açúcar
“Estudos recentes mostram que mais do que só evitar o consumo de açúcar, o café sem esse aditivo pode promover mais equilíbrio emocional e menos estresse. Pesquisa do Annals of Internal Medicine (ACP Journals) mostra até que há menos mortalidade entre as pessoas que consomem o café sem qualquer tipo de adoçante”.
Incentivo e metas para hidratação:
“Tomar 2,5 litros de água por dia é o ideal para o bom funcionamento do organismo. É possível incentivar isso disponibilizando algum tipo de garrafinha ou bebedouro e, com a prática, o colaborador consegue ter uma performance mental muito mais proveitosa dentro da jornada”.
Frutas:
“Que tal trocar alimentos refinados por frutas? Os refinados inflamam o intestino, o que incha a barriga, causa desconforto e desequilibra o corpo. A banana, por exemplo, é uma ótima opção de lanchinho porque tem magnésio, triptofano e agentes que auxiliam na produção de serotonina (bom humor e concentração) e na melhor cognição”.
7 minutos de meditação:
“É cientificamente comprovada a eficácia da meditação, do relaxamento profundo quando falamos em melhor funcionamento do organismo. 7 minutos da prática já conseguem reduzir níveis de cortisol, reduzir estresse e estimular regiões criativas do cérebro”.
Alongamento:
“5 minutos de alongamento fazem verdadeiro milagre! Alongar estimula a circulação, auxilia a chegada de nutrientes a todas as partes do corpo e reduz a sensação de cansaço”.
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.
Entre para o nosso Telegram!
Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!