5 dicas para ter sucesso nas redes sociais, segundo especialista Junior Neves
A principal vitrine hoje em dia para apresentar sua empresa ou pequeno negócio ao mercado é a internet. Estratégias de branding são aliadas fundamentais para potencializar a difusão da imagem e o envolvimento do público, explica Junior Neves, consultor de marketing digital e especialista em Branding.
Ele lista cinco pontos indispensáveis que devem estar em qualquer estratégia de branding bem-sucedida nas redes sociais: histórias, personagens, discurso, segredos e signos.
Os preceitos são essenciais para “marcas que quiserem se destacar nas redes sociais transmitindo sensações, emoções e percepções”, detalha Neves. A marca deve suscitar uma imagem capaz de se associar com o imaginário de público-alvo.
A evolução da web alterou o funcionamento da economia de forma profunda. Desde a praticidade dos aplicativos de compra e entrega até a visibilidade alcançada com as redes sociais.
Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Sebrae mostra que, atualmente, 70% dos pequenos negócios usam serviços de mensageria, como o WhatsApp, o Facebook e o Instagram para vender.
A revolução que acontece a cada minuto tem exigido um reposicionamento de marcas empresariais. Mesmo marcas tradicionais tiveram de repensar suas estratégias de comunicação para se adaptarem ao novo contexto.
Elimine os erros
Existem erros e preconceitos que podem dificultar a implementação de uma política de Branding de sucesso. Um dos mais comuns é de que se trata de uma mera questão de identidade visual, aponta o consultor.
Quem cai nesse erro ignora que o Branding diz principalmente sobre redefinir a identidade geral da empresa, suscitando valores atrativos para o cliente. “No caso do marketing, a pessoa precisa ir atrás do cliente. Usando o Branding, o cliente vem até você pelo desejo de usar a marca”, compara Neves.
Portanto, é importante que o posicionamento envolva a marca com significado e memorização. “O propósito está dentro da estratégia do Branding. O propósito é o destino, para onde está caminhando”, afirma.
É relevante que a marca deixe claras as suas posições e o seu foco perante o mercado, conclui o especialista.