Educação Financeira

5 dicas para quem procura iniciar no mercado de ações

23 out 2021, 9:00 - atualizado em 21 out 2021, 14:27
XP Inc Mercados Ações
“Muitas pessoas que não tinham o hábito de investir, ou desconheciam completamente o assunto, começaram a pesquisar mais sobre o tema”, destaca Head de Parcerias e Novos Negócios da Nelogica (Imagem: XP Inc./LinkedIn/Reprodução)

As buscas por temas como mercado financeiro, investimentos e ações estão a todo o vapor, movimento que pode ser explicado pelo interesse cada vez maior do brasileiro pela Bolsa de Valores.

Segundo um estudo divulgado pela B3 (B3SA3), no primeiro semestre de 2021, houve um aumento de 43% no número de investidores (pessoas físicas), se comparado com o mesmo período do ano anterior, totalizando 500 mil novos investidores por semestre.

Para Lucas Chagas, Head de Parcerias e Novos Negócios da Nelogica — empresa que desenvolve softwares avançados para o mercado financeiro — o crescimento já era esperado.

“Houve uma procura muito grande por novos negócios e novas formas de ganhar dinheiro, principalmente, com a chegada da pandemia. Muitas pessoas que não tinham o hábito de investir, ou desconheciam completamente o assunto, começaram a pesquisar mais sobre o tema”, destaca.

Porém, de acordo com Chagas, mesmo com as informações mais acessíveis, é necessário se preparar antes de começar a operar na bolsa.

O especialista listou 5 dicas essenciais para quem busca se aprofundar mais no mercado financeiro. São elas:

1 – Prepare-se antes de entrar no mercado financeiro

Antes de começar a investir, o ideal é estudar e aprender mais sobre o mercado de ações.

O mercado financeiro pode ser volátil, e para conquistar o objetivo, estudo e paciência são requisitos essenciais.

Estudar e compreender o mercado, taxa Selic, o que significa uma bolsa de valores, são alguns dos exemplos que precisam estar claros para quem busca investir.

Segundo Chagas, “atualmente é possível entender o mercado por meio de contas de simulação, evitando aplicar dinheiro na Bolsa de Valores sem a devida preparação”, diz.

2 – Organize o seu dinheiro

Para entrar na Bolsa de Valores você terá que saber exatamente qual é a sua situação financeira no momento.

Não coloque todas as suas economias em um único investimento: analise qual o montante financeiro que você possui, crie uma cultura de investimento fixa por mês (aqui será necessário cortar gastos e controlar melhor o seu dinheiro) e organize um calendário para monitorar a sua evolução de patrimônio.

3 – Defina os objetivos

Investimento pode ser a curto, médio e longo prazo, mas você deve definir quais são os seus objetivos.

Por exemplo, faça o seguinte exercício: “gostaria de comprar um carro em X anos, ou fazer uma pós-graduação em X meses”.

Com as metas definidas, fica mais fácil você alcançá-las.

Além disso, não adianta definir metas se você não acompanha a sua evolução. Revise periodicamente o quão próximo você está dos seus objetivos e o que deve ser ajustado para acelerar suas conquistas.

4 – Acompanhe o mercado e faça disso um hábito

Crie uma cultura para acompanhar o mercado financeiro diariamente.

Mantenha-se informado sobre as principais ações do dia, os motivos de alta ou baixa da Bolsa de Valores, e quais os principais assuntos referentes ao tema.

Utilize aplicativos e sites de notícias especializados.

5 – Utilize uma plataforma profissional para investir

Investir na Bolsa de Valores possibilita liberdade financeira, mas você terá que fazer isso com direção, metodologia e ferramentas corretas, e para definir a melhor estratégia, nada melhor do que estar preparado.

Apesar de iniciante, é importante pensar como um profissional, utilizando os melhores recursos para atuar no mercado financeiro.

Um exemplo desse guia prático, é o Profit da Nelogica, que oferece um simulador para você aprender e compreender como funciona uma negociação sem perder dinheiro.

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5 ações para quem nunca investiu na Bolsa de Valores:

Investir na Bolsa pode parecer algo muito complicado e perigoso.

Mas para te ajudar neste processo, o Money Times obteve, com exclusividade, as 5 ações para quem vai investir na Bolsa pela 1ª vez indicadas pelo analista Pedro Serra da Ativa Investimentos.