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5 coisas que você precisa saber após a compra da Activision pela Microsoft

19 jan 2022, 16:08 - atualizado em 19 jan 2022, 16:08
Console Xbox Microsoft Games
Jogos da Activision Blizzard também estarão disponíveis na plataforma de assinatura do Xbox, o Game Pass (Imagem: Unsplash/Jakub Sisulak)

A aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft nesta terça-feira (18) sacudiu o mercado de games global.

Confira cinco coisas que você precisa saber após a compra da desenvolvedora de jogos por uma das maiores empresas de tecnologia do mundo:

  1. Um lugar no pódio da indústria de games

Avaliada como a segunda empresa mais valiosa do mundo, a Microsoft (MSFT; MSFT34) possui um valor de mercado de cerca de US$ 2,5 trilhões. Agora, com a aquisição da gigante dos games, Activision (ATVI34), também assume o posto de terceira maior corporação do mercado de jogos eletrônicos, atrás apenas da Tencent e Sony (SNEC34).

  1. Compra em meio a escândalos

A aquisição da desenvolvedora de jogos foi realizada em meio a escândalos de assédio sexual e discriminação. O CEO da Activision, Bobby Kotick, e outros executivos do alto escalão da empresa estão entre os acusados. Após denúncias, o estado da Califórnia (EUA), iniciou uma ação judicial contra a organização.

  1. Problemas com a Justiça americana

Mesmo com a exposição, a Microsoft não poupou investimentos ao aplicar quase US$ 70 bilhões em sua maior aquisição até o momento. A transação, que ainda precisa ser aprovada por órgãos reguladores dos EUA, não tem sido vista com bons olhos pelo Departamento de Justiça norte-americano, que tem se esforçado na elaboração de medidas antitruste.

  1. Apostas no metaverso

As apostas no metaverso para jogos eletrônicos parecem muito promissoras. Embora o desenvolvimento de novas tecnologias com realidade aumentada ainda seja gradual, a Microsoft visa uma posição importante nesse setor. Para Satya Nadella, CEO da Microsoft, “os jogos são a forma de entretenimento mais dinâmica e emocionante de todas, e desempenharão um papel fundamental no desenvolvimento de novas plataformas metaversas”.

  1. Mas sem abandonar o “mainstream”

Ainda que o metaverso seja um objetivo para o futuro, Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming e Xbox, afirmou que o objetivo da companhia é “fazer com que os jogos cheguem ao maior número de pessoas possível”. Com novos jogos mobile e títulos consagrados da Activision Blizzard, como Call of Duty, a Microsoft passa a contar com maiores recursos em sua disputa contra a rival japonesa Sony pela atenção dos usuários.