5 anos de Brumadinho: Estudo aponta que 4 barragens da Vale (VALE3) ainda estão em regiões de risco
A pesquisa publicada na revista científica Science of the Total Environment identificou que 4 barragens na cidade de Brumadinho ainda estão em áreas de alto risco. O estudo foi feio dentro do termo de compromisso firmado pela Vale (VALE3) e pelo Ministério Publico de Minas Gerais.
Após 5 anos da tragédia, pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e de instituições de Minas Gerias e Portugal ainda tentam identificar o grau de vulnerabilidade geomorfológica em que cada instalação da mineradora se encontra.
O estudo dividiu a baia Ferro-Carvão, mesma região da tragédia em 2019, em 36 Unidades de Resposta Hidrológica e os pesquisadores determinaram indicadores de vulnerabilidade para classificar cada área.
Sendo assim, cada um desses indicadores recebia uma nota de 1 a 5, em cada uma das regiões. Ao final, esses números eram somados para que indicassem o risco.
- na somatória das notas dos indicadores, se estivesse entre 5 a 10: baixo riso
- 10 a 15: risco moderado
- 15 a 20: alto risco
- 20 a 25: risco muito alto.
Com isso, descobriu-se que 12 unidades estavam classificadas em alto risco, sendo que em 3 delas estão localizadas ao menos 4 barragens da Vale: BVIII, BVI, Menezes 1 e Menezes 2. Isso significa que há um risco de colapsos nas barragens.
- Temporada de resultados chegando: O que esperar de Magazine Luiza, Vale, Itaú e outras gigantes da bolsa? Larissa Quaresma e Fernando Ferrer comentam as perspectivas para o 4T23, assista aqui:
“A atenção a esta questão é, portanto, urgente para evitar futuras tragédias relacionadas com o rompimento de barragens de rejeitos, na bacia do rio Paraopeba ou em outros lugares”, apontou o estudo.
Presidente Lula se manifesta sobre a tragédia
O presidente, Luís Inácio Lula da Silva, escreveu em sua rede social sobre a data que marcou a cidade de Brumadinho e o país. Lula relembrou os desastres ambientais e as perdas de vítimas da tragédia, que ao todo foram 270.
Hoje faz 5 anos do crime que deixou Brumadinho debaixo de lama, tirando vidas e destruindo o meio ambiente. 5 anos e a Vale nada fez para reparar a destruição causada. É necessário o amparo às famílias das vítimas, recuperação ambiental e, principalmente, fiscalização e prevenção…
— Lula (@LulaOficial) January 25, 2024