5 ações small caps para ter agora, segundo o BTG Pactual
A equipe de análise do BTG Pactual identificou cinco ações de empresas de baixa capitalização de mercado (small caps) para investir em novembro, revela um relatório enviado a clientes nesta sexta-feira (1º) e obtido pelo Money Times.
O portfólio construído pelos analistas Carlos Sequeira, Bernardo Teixeira e Osni Carfi acumula uma valorização de 40% em 2019, enquanto o índice Small Caps sobe 29,7% e o Ibovespa 19,2%.
As escolhidas pelo banco são: CVC (CVCB3), São Martinho (SMTO3), Light (LIGT3), JSL (JSLG3) e Even (EVEN3). Veja, abaixo, um pouco mais sobre cada uma delas e os motivos que levam o BTG a indicá-las:
CVC
O BTG lembra que a operadora de viagens de turismo foi afetada desde o início do ano pela falência da Avianca, que era um canal importante para vender bilhetes mais baratos.
Além disso, a empresa precisou separar mais dinheiro em caixa para cobrir a inadimplência de crédito de consumidores e arcar com a menor demanda causada pelo emprego em baixa.
“Consideramos esses fatores muito mais temporários que estruturais e acreditamos que sinergias de empresas adquiridas recentemente, aliado a uma perspectiva macro mais brilhante, proporcionará melhores perspectivas, principalmente na divisão de lazer”, apontam os analistas.
JSL
A empresa deve se beneficiar de resultados melhores da sua controlada Movida (MOVI3), além da Vamos e CS Brasil.
“Esse negócio de terceirização de veículos fornece à empresa um perfil atraente de contratos de longo prazo, combinando crescimento com melhoria da lucratividade”, destacam.
Even
A Even faz parte do grupo de construtoras de médio e alto padrão que devem se beneficiar de um ciclo positivo que está apenas começando. Ela é, também, a ação mais barata para aproveitar esta tendência.
“Mais importante, a acessibilidade para compradores de casas nunca foi tão boa quanto hoje (muito abaixo dos níveis históricos), o que pode ser uma vantagem para os preços das casas (todos os demais iguais, os preços das casas precisam crescer 20% em termos reais para fazer com que a acessibilidade volte ao histórico níveis – não estamos considerando isso em nossos modelos, o que significa um risco positivo para nossos números)”, calculam Sequeira, Teixeira e Carfi.
São Martinho
A produtora de açúcar e etanol continua com um preço muito abaixo do justo, aponta o BTG.
“Preocupações recentes com os preços do açúcar parecem exageradas, sugerindo uma proposta de valor assimétrica de recompensa ao risco”, indica o relatório.
Além disso, espera-se que mais da metade das receitas durante a safra 2019/20 derivem das vendas de etanol, onde o cenário permanece sólido em meio a uma demanda resiliente.
Light
“Esta é a primeira vez que vemos a Light bem posicionada para se beneficiar de um potencial processo de recuperação”, alertam os analistas do BTG.
O banco espera que a empresa consiga entregar uma redução das perdas de energia e iniciativas de corte de custos.
“Eventualmente, também poderíamos esperar o anúncio de um novo (e melhor) conselho de administração até o final deste ano”, apostam.