BusinessTimes

5 ações escolhidas a dedo pela Vitreo para investir na última semana de abril

22 abr 2022, 20:32 - atualizado em 22 abr 2022, 20:42
Mercados, B3
Ibovespa encerrou a semana testando um ponto crítico para os próximos pregões, afirma o analista Filipe Fradinho (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A Vitreo, futura Empiricus Investimentos, divulgou suas cinco apostas da Bolsa brasileira para a próxima semana.

A gestora atualizou a carteira recomendada de ações, incluindo dessa vez os papéis de BB Seguridade (BBSE3), Taesa (TAEE11), Rumo (RAIL3), PetroRio (PRIO3) e Klabin (KLBN11).

Empresa Ticker
BB Seguridade BBSE3
Taesa TAEE11
Rumo RAIL3
PetroRio PRIO3
Klabin KLBN11

Desses ativos, apenas BB Seguridade e PetroRio faziam parte do portfólio anterior.

Filipe Fradinho, analista técnico e responsável pela composição da carteira, comenta sobre a performance de cada um dos papéis selecionados nessa nova atualização. Confira:

BBSE3: Chama a atenção devido à forte tendência de alta dos últimos meses, iniciada em meados de janeiro/22. Além disso, nos dias em que o ativo se valoriza, o volume negociado é muito forte, o que sustenta a tese de que a maior parte do mercado concorda com essa direção altista. Para finalizar, o timing se mostra perfeito, pois, nas três últimas semanas, o ativo lateralizou, aguardando a chegada das médias móveis.

TAEE11: Em mais uma semana, colocamos um ativo do setor de energia. O setor como um todo vem numa vertente altista muito forte. Outro ponto positivo é que ele é notoriamente reconhecido por ser bom pagador de dividendos, o que agrada ao investidor de longo prazo. Taesa tem um gráfico bem interessante e utiliza as médias móveis como suportes dinâmicos.

RAIL3: O ativo engrenou uma forte tendência de alta na segunda quinzena de março e, ao longo do mês de abril, lateralizou como se estivesse fazendo um “respiro”, enquanto as médias se aproximam. Um destaque para o papel é que ele parece montar agora uma linda bandeira de alta, que tem um gatilho para confirmar a continuação da tendência de alta.

PRIO3: PetroRio desempenhou super bem na última semana depois de utilizar a média móvel mais longa (200) como região de suporte. As médias curtas (9 e 21) cruzaram de baixo para cima, e a queda do ativo nessa semana que passou foi de -1,69%, enquanto o Ibovespa caiu quase -4%. Se o ativo vier buscar os últimos topos, podemos esperar uma valorização entre 10 e 15%. Um ponto positivo para o papel é que, por ser atrelado ao petróleo, caminha muito perto do principal papel do nosso índice, porém, blindado de interferência política, ao contrário da PETR4.

KLBN11: Klabin opera muito próximo de uma frequente região de fundo. No pregão dessa sexta-feira, deixou uma sombra para baixo, que é um indicativo de que podemos esperar uma pressão compradora mais forte nos próximos pregões. Além disso, o papel veio fechar muito próximo da máxima do dia, outro bom indicativo. Por fim, por ser um ativo que tem grande parte da receita em dólar, pode ser compreendido como um papel com caráter de proteção a uma possível queda do Ibovespa.

Ponto crítico

Na semana, a carteira da Vitreo teve desempenho superior ao Ibovespa, caindo menos devido à escolha de ativos com caráter de proteção. O portfólio registrou desvalorização de 3,14%, ante recuo de 3,77% do principal índice da B3 (B3SA3).

Segundo Fradinho, o Ibovespa encerrou a semana testando um ponto crítico para os próximos pregões.

“O canal de alta iniciado em dezembro é rompido pela primeira vez no dia de hoje, na margem inferior do canal na casa dos 111 mil [pontos]. Pior do que isso foi a mínima do dia, abaixo dos 111 mil pontos, em 110.590”, comenta o analista.

Na opinião de Fradinho, se o Ibovespa perder o suporte psicológico dos 110 mil pontos, o índice pode facilmente buscar os 107.780 pontos.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil! 

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.