4T21: Petrobras (PETR4), Vale (VALE3), Nubank (NUBR33)… Veja o resumo da 3ª semana de resultados
Alguns dos resultados mais esperados pelo investidor saíram nesta semana: Petrobras (PETR3;PETR4); Vale (VALE3) e Nubank (NUBR33).
Em 2021, a Petrobras reportou lucro líquido recorrente de R$ 83 bilhões, uma elevação de 528% ante 2020. Por outro lado, o lucro líquido recorrente chegou a R$ 23,7 bilhões no quarto trimestre de 2021, queda de 16%.
Para Bruno Guimarães, especialista em renda variável da Vitreo, o mercado não olhará esse número negativo, pois a desconfiança com relação às questões fiscais, de gestão e de governança corporativa, principalmente depois de 2012, ficaram para trás.
“Estamos falando de uma empresa gigante, de escala global, que tem uma margem de lucro de 22,5%, que é muito alta, inclusive em relação aos pares dela no mercado global”.
O prejuízo do quarto trimestre de 2021 tem dois motivos principais, segundo o analista: maior custo operacional e subsídio do governo, que foi maior devido à alta do petróleo.
“O preço do petróleo no mercado internacional pode ser considerado um dos riscos em investir em PETR4 no curto prazo.”
Já a Vale lucrou US$ 5,4 bilhões no quarto trimestre do ano passado e superou as expectativas de diversos analistas.
De acordo com Guimarães, a Vale é uma empresa sólida, que está tentando se desvencilhar da China e apostando em economias em desenvolvimento. Ainda hoje, ela é dependente da economia chinesa, o que tende a mudar no longo prazo.
Ainda segundo o analista, a Vale tende a sofrer muito pouco com o conflito entre a Ucrânia e a Rússia, já que as principais commodities a sofrerem são o petróleo e o gás natural.
O Nubank, por sua vez, divulgou seu primeiro balanço pós-IPO (oferta pública inicial de ações) referentes ao quarto trimestre de 2021, mostrando um prejuízo de US$ 66,2 milhões.
Apesar da redução do prejuízo, alguns analistas consideram que a ação do banco digital está acima do preço justo.
Para o analista da Vitreo, o valor de mercado da companhia está caro se comparado com o que ela apresentou.
De acordo com Guimarães, o Nubank está com uma estratégia bem agressiva, mas a fintech tem alguns desafios pela frente. Monetizar os clientes de forma que o risco de inadimplência não fique alto é um deles.