Política

45 dias de governo Lula: Maioria avalia gestão como positiva e espera melhora na economia

15 fev 2023, 17:22 - atualizado em 15 fev 2023, 17:22
Lula BC Brasil, inflação
20% dos entrevistados responderam que consideram o governo Lula até aqui como negativo (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Completando 45 dias no poder, o governo Lula 3 tem uma aprovação de 40%, aponta a pesquisa Genial/Quaest.

O estudo coletou dados entre os dias 10 e 13 de fevereiro, através de mais de 2 mil entrevistas com brasileiros de 16 anos ou mais. A pesquisa possui uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Enquanto 40% dos entrevistados responderam que consideram o governo Lula até aqui como positivo, outros 24% consideraram regular e 20% avaliaram como negativo.

A aprovação do presidente é maior entre o público feminino, que teve 44% das respostas como positiva, com idade entre 35 e 39 anos, onde a taxa de aprovação é de 42%, e com nível de escolaridade até o ensino fundamental, que teve 49% das respostas positivas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Expectativa econômica

A economia foi apontada como o principal problema do atual governo Lula, opção escolhida em 30% das respostas, seguida pelas questões sociais, que obteve 29% das respostas.

Mas a maioria dos entrevistados tem uma expectativa positiva para a economia nos próximos 12 meses de governo Lula, com 62% das respostas avaliando que deve melhorar. Outros 20% esperam que piore e 14% responderam que deve ficar igual.

Já em relação a temas específicos da economia, a maioria espera que a inflação aumente, com 39% das respostas, enquanto 29% esperam que ela vá diminuir nos próximos meses de governo Lula.

Enquanto isso, 35% avaliam que o desemprego deve aumentar no período, contra 39% que esperam que ele vá diminuir.

Sobre a atuação do Banco Central no combate à inflação, a maioria votou que o BC tende a agir com interesses políticos, opção escolhida por 46%, enquanto 37% avaliam que a autarquia tende a agir com critérios técnicos.

Saiba mais! GOVERNO LULA E BANCO CENTRAL: UMA BRIGA QUE IMPACTA A INFLAÇÃO DO BRASIL?

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
iasmin.paiva@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.