40% dos trabalhadores não têm dinheiro sobrando no fim do mês, aponta pesquisa
Mais de um terço dos trabalhadores não têm dinheiro sobrando no fim do mês, é o que apontou uma pesquisa da Allya, uma hrtech especializada em bem-estar financeiro dos funcionários.
Segundo o estudo, 40% dos entrevistados afirmaram que o salário não dura até o final do mês. Outros 35% dos trabalhadores se sentem despreparados para arcar com uma despesa inesperada.
Para Gustavo Antonelli, co-fundador da hrtech e responsável pela pesquisa, as informações não podem ser interpretadas como um problema particular do indivíduo.
O contexto financeiro afeta “o bom desempenho dos profissionais, gerando custos para as empresas”, explica Antonelli. “É dever o RH cuidar do bem-estar financeiro dos funcionários“, avalia.
A pesquisa conversou com mais de 1.200 trabalhadores de 164 empresas. O questionário considerou os seguintes pontos: controle sobre as finanças, capacidade de absorver uma despesa inesperada, caminho para atingir seus objetivos e capacidade de fazer escolhas que possibilitem curtir a vida.
Endividamento
Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Brasil possui 79% das famílias endividadas, ou seja, sete a cada dez pessoas enfrentam este problema.
O estudo da Allya concluiu que 20% dos trabalhadores estão endividados, mostrando que essa condição não se limita ao universo do desemprego.
Mais de um terço dos entrevistados (32%) respondeu que não consegue viver a vida da maneira que gostariam.
Além disso, outros 35% dos trabalhadores responderam que sentem que são controlados por conta da situação financeira, e não o oposto.
Prêmio Os + Admirados da Imprensa!
O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!
Saiba mais! HENRIQUE MEIRELLES FALA SOBRE POLÍTICA ECONÔMICA E UMA POSSÍVEL VOLTA AO GOVERNO!