40% das empresas já implementaram blockchain apesar de desafios, afirma Deloitte
Quase 40% das empresas que participaram da pesquisa da Deloitte já implementaram a tecnologia blockchain para melhorar seus processos, mas ainda existem desafios para maior adesão.
Deloitte realizou uma pesquisa com 1,5 mil executivos seniores em 14 países e descobriu que mais empresas aplicaram dinheiro e recursos em blockchain este ano em comparação ao ano passado.
Em 2019, 23% dos respondentes afirmaram terem incorporado blockchain. O número deste ano (39%) é um “salto significativo”, segundo a gigante empresa de consultoria.
“Embora blockchain antes tenha sido classificado como uma tecnologia experimental, agora representa um verdadeiro agente de mudança”, afirmou Deloitte.
Blockchain “evoluiu” e agora está “fortemente enraizado no pensamento estratégico de empresas em diversas indústrias”, segundo Linda Pawczuk, líder de blockchain global e nos EUA da Deloitte.
Dado o potencial da tecnologia, agora blockchain é uma das cinco principais prioridades de estratégia para grande parte das empresas (55%), segundo a pesquisa. É um aumento dos 53% em 2019 e dos 49% em 2018.
Os cinco principais casos de uso que são um foco das empresas perguntadas são criptoativos, acesso/compartilhamento de dados, reconciliação de dados, proteção de identidade e pagamentos.
Conforme mais respondentes buscam explorar aplicações de blockchain, 82% estão contratando funcionários especializados em blockchain ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses (no ano passado, esse número era 73%).
Além disso, este ano, 83% dos respondentes indicaram que suas empresas perderiam vantagem competitiva se não aderissem ao blockchain (em comparação a 77% em 2019).
Porém, ainda existem desafios para a adesão do blockchain, incluindo barreiras de implementação, ou seja, a substituição de sistemas existentes, possíveis ameaças de segurança, questões sobre sensibilidade de informações de adversárias, falta de esclarecimento regulatório, dentre outras.
“Mesmo assim, em 2020, tanto os pontos de prova audaciosos como os modestos em inúmeros cenários de implementação demonstram que a tecnologia blockchain funciona — e pode funcionar — para muitas empresas, comércios e indústrias diferentes”, afirmou Deloitte.
É importante destacar que Deloitte realizou essa pesquisa entre o início de fevereiro e março, quando o coronavírus ainda estava começando a surgir como uma crise sanitária global.
Deloitte afirma que está confiante que o blockchain continuará a ter adesão em empresas em todo o mundo no próximo ano ou dois.
Porém, o processo de escolha de aplicações atuais e futuras ainda “demandará tempo, dependendo da indústria, do amadurecimento, da tolerância de risco e dos orçamentos”.