BusinessTimes

4 premissas que líderes de negócios precisam saber sobre a “internet das coisas”

05 abr 2019, 16:26 - atualizado em 05 abr 2019, 16:26
Líderes de negócios devem se atentar ao crescimento do número de dispositivos conectados e ao avanço da IoT (Imagem: Pixabay)

Os líderes de negócios devem se atentar ao crescimento do número de dispositivos conectados e ao avanço da IoT (Internet das Coisas). Pelo menos, é o que diz a Equinix, empresa global de interconexão e data center, que vê o avanço do setor como fator determinante para a mudança do cenário tecnológico e das relações socioeconômicas.

Pensando nisso, a Equinix decidiu apresentar quatro premissas a empreendedores que desejam ter sucesso nos projetos de IoT. Confira abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1 – Ecossistemas são o cerne da IoT

Um dispositivo de IoT precisa, antes de mais nada, de dados e informações externas para ser fabricado. Tais dados e informações vêm de um ecossistema que liga tecnologias e serviços de várias empresas. Quanto maior e melhor o conjunto desses ecossistemas, mais completo é o dispositivo, o que representa uma grande vantagem competitiva sobre os demais players do mercado.

“Participar de um ecossistema de IoT pode trazer muitos benefícios para as empresas, tais como velocidade de inovação, diferenciação competitiva, alcance de mercado, time-to-market e criação de valor”, afirma a Equinix.

2 – Há ouro nos dados de IoT

A geração de dados de IoT cresce a cada dia. Combinar dados de fontes de diferentes origens permite que a visão seja ampliada, o que não só traz uma série de benefícios para operadores, fabricantes, equipe de manutenção e até empresas do setor, como também produz mais volume, o que aumenta o valor das informações.

“Então, como o valor das informações vem crescendo, torna-se ainda mais importante capturar, gerenciar e compartilhá-las com segurança”, pontua a empresa. “Gerenciamento centralizado e infraestrutura escalável são necessários para implementar estratégias de gestão de dados eficazes, que podem lidar com desafios de escala, gravidade, integração e segurança de dados de IoT”.

>>> Invista em Imóveis de Maneira Inteligente e Seja Dono dos Maiores Empreendimentos do Brasil [SAIBA COMO] <<<

3 – Dados de IoT precisam de proteção especial

Sabendo do valor das informações, manter os dados seguros de roubo e os serviços ininterruptos se torna um desafio cada vez maior. Segundo a Equinix, “modems e roteadores são o alvo principal de ataques à IoT, sendo a falta de segurança, senhas fracas, negligência na correção de vulnerabilidades e apropriações de atualizações de software os meios mais comuns de entrada”.

4 – Conscientização contextual melhora os resultados da IoT

Conscientização contextual é a capacidade de um aplicativo acessar informações sobre um ambiente físico e, a partir disso, adaptar seu comportamento em tempo real. Um sistema desses consegue detectar e até antecipar as mudanças no ambiente e reagir a elas rapidamente.

Esse recurso, aplicado em dados de IoT, pode melhorar os resultados. Além de ser uma maneira barata de criar soluções de Inteligência Artificial rápidas, processa um volume menor de dados e consome menos energia.

“Líderes de todo o mundo estão explorando as maneiras pelas quais a tecnologia, inteligente e interconectada, pode ajudar a resolver os desafios macroeconômicos, beneficiando a indústria e a sociedade”, ressalta Equinix.