BusinessTimes

4 benefícios do Pix para o e-commerce

24 jun 2021, 14:58 - atualizado em 24 jun 2021, 14:58
E-commerce Consumo
Além de prático e rápido, o Pix traz mais segurança na hora de compra (Imagem: Freepik/@snowing)

O sistema de pagamento instantâneo do Banco Central chegou há pouco tempo, mas já ganhou a preferência dos brasileiros. Por ser prático, rápido e gratuito (desbancando as transferências mais tradicionais, como DOC e TED), o Pix tem conseguido se manter forte no setor financeiro, mudando inclusive a dinâmica do mercado.

Mas, além da comodidade, o Pix traz benefícios para o e-commerce. Éder Medeiros, CEO da plataforma Melhor Envio (adquirida no ano passado pela Locaweb [LWSA3]), lista os quatro principais benefícios do Pix para o segmento.

O primeiro é que o Pix serve como uma alternativa para o boleto bancário, alcançando clientes sem conta no banco ou sem cartão de crédito. E mesmo o tempo de confirmação do pagamento para boleto é demorado. Segundo Medeiros, o pagamento instantâneo facilita a compra e promete uma transação mais rápida, reduzindo o tempo de entrega.

O Pix também traz mais segurança na hora da compra. O executivo destaca que muitos consumidores desistem de realizar o pagamento por desconfiança ou medo de colocar dados do cartão de crédito em um site. Com o Pix, o e-commerce tem mais chances de conquistar essa clientela, visto que não é preciso informar nenhum dado.

O terceiro benefício do Pix é que todo o processo de compra com ele pode ser realizado no site da própria empresa e finalizado no smartphone.

“Dependendo da plataforma e do meio de pagamento escolhido, os clientes podem ser direcionados para outros
sites para fechar a compra e isso é outro fator que causa desconfiança”, destaca Medeiros.

Por fim, o Pix, por ser instantâneo, elimina certos processos internos da loja online, como a confirmação do pagamento, a emissão de nota fiscal e o empacotamento do produto.

“Com o Pix o recebimento do pagamento é instantâneo, então a agilidade resultará em menor tempo de entrega”, diz o CEO da Melhor Envio. “Assim, o cliente se sentirá mais satisfeito e a empresa oferecerá uma melhor experiência de
compra”.