Comprar ou vender?

4 bancos merecem ser comprados, diz BofA; veja quais

29 set 2022, 14:42 - atualizado em 29 set 2022, 14:42
Itaú bancos
BofA recomenda compra para 4 bancos e mantém recomendação neutra para 2 (Imagem: Wikimedia Commons/Adobe Stock/Reprodução)

Após o Banco Central do Brasil divulgar os dados de julho e agosto sobre os bancos, mostrando forte crescimento da carteira, melhores spreads e NPLs (empréstimos não pagos) controlados, o Bank of America acredita que as ações do Itaú Unibanco (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Banco do Brasil (BBAS3) e ABC Brasil (ABCB4) merecem ser compradas.

A recomendação para o Santander (SANB11) e Banrisul (BRSR6) é neutra.

Segundo o BofA, os dados corroboram com a visão construtiva sobre os bancos brasileiros, uma vez que o crescimento do crédito continua sólido e com mix de spread (diferença entre o preço de compra e o preço de venda) mais elevado, enquanto a qualidade dos ativos permaneceu controlada.

“Acreditamos que isso sugere que podemos estar perto de um pico no ciclo de piora da qualidade dos ativos, enquanto o crescimento do portfólio e os spreads mais altos apontam para uma forte geração de receita à frente”, diz.

Cenários dos bancos

Sobre a divulgação dos dados realizada pelo BC, o BofA destacou que a carteira de crédito industrial continuou a crescer em ritmo forte (17% em agosto, mesmo que em julho), com sólido desempenho de crédito ao consumidor (21%) e crédito a empresas (11%).

Os spreads aumentaram 10 pb (pontos-base) mês a mês impulsionados por empréstimos ao consumidor (70pb mês a mês), enquanto os spreads de empréstimos corporativos contraíram (-100pb mês a mês), ambos impactados pelo mix.

Já a inadimplência permaneceu estável no mês, apesar da deterioração de 10pb na carteira de consumidores, visto que o índice de inadimplência corporativa permaneceu estável.

O BofA aponta que o crescimento da carteira foi sustentado pelos bancos privados nacionais (+22% ao/ano vs 23% em julho), enquanto os bancos estatais cresceram 14% (13% em julho) e os bancos estrangeiros cresceram 11% (igual a julho).

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar