AgroTimes

3tentos (TTEN3): Programa Produzir+, em parceria com produtores, vê rentabilidade média crescer 6,3% em 10 anos

23 set 2024, 16:19 - atualizado em 23 set 2024, 16:19

Produtores rurais do Rio Grande do Sul e no Mato Grosso tiveram aumento de produtividade sustentável nos cultivos de soja, milho e arroz com a implantação, em parceria com a 3tentos (TTEN3), de estratégias de manejo e de inovações na lavoura.

A iniciativa faz parte do programa Produzir+, que, em 2024, completou uma década de atuação com, de acordo com a empresa, números que comprovam a eficiência do projeto.

Na última edição, safra 23/24, a produtividade média foi 4,1%, o que representou um volume de aproximadamente 360 mil sacos de soja, cultivadas em torno de 135 mil hectares – total de área dos produtores que participaram do programa.

Em uma precificação média de R$ 115 por saca de soja, a estimativa é de mais de R$ 42 milhões circulando na economia. Em dez anos, o incremento médio foi de 6,3% em produtividade na cultura de soja.

No total, foram 631 participantes do Sul e do Centro-Oeste. Em sua primeira edição, o projeto reuniu 27 produtores. Este ano, eles somaram 122, incluindo a participação de produtores do Centro-Oeste, que começaram a participar do programa em 2023.

De acordo com Fernando Bavaresco, gerente de PDI e Digital da 3tentos, o Produzir+ tem como objetivos a reprodução da cultura da empresa e a busca e o reconhecimento de bons profissionais.

“O programa visa levar informação técnica relevante para o produtor e mostrar a diferença na prática. Hoje, temos 170 consultores atuando lado a lado com os agricultores. Nestes 10 anos, tivemos um crescimento constante de participantes, e aumento de rentabilidade médio em todas as edições”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre o Produzir+ da 3tentos

Todo ano, os consultores da 3tentos escolhem um produtor para oferecer uma consultoria personalizada. Em uma lavoura de cerca de 100 hectares, por exemplo, o consultor vai utilizar uma parte, geralmente em torno de 40 hectares, para fazer o manejo de acordo com as recomendações técnicas que serão elaboradas juntamente com o proprietário.

Primeiro é realizado um levantamento geral de como é feito o manejo da lavoura, incluindo informações sobre fertilidade da área, cultivares que serão semeados, pacote fitossanitário, entre outras.

A partir deste diagnóstico, o consultor da 3tentos fará ajustes e dará sua recomendação, buscando sempre aumentar a rentabilidade. “A meta é atingir uma produção melhor no custo adequado. Eventualmente, o produtor poderá até investir um pouco mais, porém, ele terá um retorno maior deste investimento”, explicou Bavaresco.

O trabalho será acompanhado semanalmente, para que o agricultor veja o desenvolvimento da área e possa comparar, na prática, as diferenças entre os dois manejos. A expectativa é ter uma planta mais sadia, maior e que vai gerar mais grãos. “Em muitas dessas áreas, realizamos um Dia de Campo, para mostrar o trabalho a outros produtores da região”, comentou o gerente.

Ao fim, é feita a colheita das duas áreas, que são mensuradas para checar qual foi o rendimento em cada uma delas e calcular o retorno sobre o investimento. “Não é um desafio, mas uma colaboração com o produtor, com o que ele já está fazendo. Nosso objetivo não é sugerir ajustes que possam melhorar a rentabilidade”, esclareceu.

O Produzir+ é realizado todos os anos a partir de outubro, até o fim da safra. No final do ciclo, a 3tentos elege os melhores cases apresentados, a fim de estimular o trabalho de seus consultores e compartilhar a cultura da empresa.