AgroTimes

3tentos (TTEN3), Cargill e Cooxupé enxergam cenário desafiador no mercado de grãos

11 set 2024, 18:50 - atualizado em 11 set 2024, 19:03
grãos 3tentos
(Foto: iStock.com/DmitriyBurlakov)

O presidente da Cargill no Brasil, Paulo Sousa ressaltou que o momento atual da soja milho é favorável para empresas que usam as commodities para alimentação, como é o caso do setor do frango, pelo volume robusto de grãos no cenário global. O comentário foi feito durante o painel sobre o mercado de grãos no Bradesco BBI AgroSummit, que aconteceu nesta quarta-feira (11) em São Paulo

“Para frente, eu vejo um cenário de muito cautela do comprador, sem pressa para assumir posições. O que pode mudar esse cenário fica por conta do clima para o plantio no Brasil. Devemos ter um plantio tardio, igual ocorreu no ano passado. Ainda assim, a surpresa de uma safra grande nos EUA pesa mais no mercado do que um atraso”.

O CEO da 3tentos (TTEN3), Luiz Dumoncel, que também participou do bate-papo, comentou que o momento atual é extremamente desafiador ao produtor rural brasileiro e dos EUA. “Esse oversuplly global de soja já está sendo precificado, mas vamos enfrentar problemas logísticos, principalmente para uma safra que está estimada em 165 – 170 milhões de toneladas de soja, além de mais 130 milhões de toneladas de milho no Brasil. Vamos precisar fazer toda uma colocação para consumo e exportação”, diz

Já o CEO da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, que conta com 20 mil cooperados, sendo 94% pequenos produtores, reforça que o setor do café passa por um momento positivo, com bons preços praticados. Para ele, o produtor rural passou a realizar uma melhor gestão dos seus custos, com implementos tecnológicos e produtivos, apesar dos problemas climáticos. No entanto, Melo ressalta que a cooperativa está há mais de 130 dias sem chuvas em suas áreas produtivas e espera um impacto de 7% – 8% na produção de café em 2024.

“2025 ainda é um grande incógnita, estamos no aguardo de chuvas e com uma preocupação muito grande pela seca que estamos vendo. Não podemos falar em números, já que se tivermos chuvas, podemos ver uma recuperação. Felizmente, estamos com um consumo ascendente de café no mundo, principalmente na Ásia e Oriente Médio, o que é favorável no nosso setor”, explica.

Além dessas questões, os líderes da 3tentos, Cargill e Cooxupé reforçaram a necessidade de investimentos em logística e infraestrutura, em especial para portos e estradas.