BusinessTimes

3R Petroleum tem queda de 4,1% na produção em agosto

13 set 2021, 11:24 - atualizado em 13 set 2021, 11:24
3R Petroleum RRRP3
O volume de produção registrado pela 3R no último mês corresponde à produção total da empresa nos Polos Macau, Rio Ventura e Pescada (Imagem: Reprodução/3R Petroleum)

A 3R Petroleum (RRRP3) registrou produção média diária de 6.425 barris de óleo equivalente em agosto, de acordo com o relatório mensal divulgado pela companhia nesta segunda-feira (13).

O volume corresponde à produção total da empresa nos Polos Macau, Rio Ventura e Pescada. Nos Polos Macau e Rio Ventura, a 3R é a operadora. Já o Polo Pescada é operado pela Petrobras (PETR3;PETR4).

Para base de comparação, a produção média diária da 3R em julho atingiu 6.702 barris de óleo equivalente. Com isso, o volume produzido pela companhia em agosto retraiu 4,1% no comparativo mensal.

Segundo a 3R, os dados de produção referentes aos 65% restantes do Polo Pescada, assim como 100% dos Polos Fazenda Belém e Recôncavo, 70% do Polo Peroá e 43,75% do Polo Papa-Terra serão incorporados após a conclusão dos processos de transição junto à Petrobras e à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Polo Macau

Em fato relevante, a 3R disse que registrou a maior produção bruta medida nas concessões do Polo
Macau, bem como a maior produção de óleo medida pelos medidores de vazão das Estações de Medição da empresa de tais concessões, ambas desde que a companhia assumiu sua operação.

No entanto, a produção fiscal aferida após o processo de separação realizado pela Petrobras no Ativo Industrial Guamaré (AIG) não refletiu o aumento. Por isso, a 3R e a Petrobras concordaram em estabelecer procedimentos alinhados de calibração do sistema de medição de todas as estações do Rio Grande do Norte interligadas a tal sistema de separação, bem como avaliar alternativas para redução de incertezas neste processo.

Além de processar a produção bruta de outras estações da Petrobras, este sistema de separação água-óleo permanecerá processando a produção bruta da 3R até que suas plantas de separação estejam concluídas e prontas para entrar em operação, o que está previsto para acontecer no segundo trimestre de 2022.

“Após o processo de separação de água-óleo realizado pela Petrobras no AIG, aplica-se um ajuste à produção não-fiscal das estações coletoras supracitadas, de modo a compatibilizar o volume total medido pelos medidores de vazão das estações coletoras com o volume de óleo efetivamente apurado após o processo de separação”, disse a 3R.

A 3R e a Petrobras concordaram em implementar um processo de calibração dos sistemas de medição de todas as estações utilizando os mesmos parâmetros e utilizar a mesma empresa especializada para mitigar incertezas do sistema, o que deverá ser concluído até a primeira semana de outubro de 2021.

A produção de óleo do Polo Macau aferida pelos medidores de vazão das estações coletoras da 3R alcançou 6.590 barris de óleo por dia, superior em 27% à produção de óleo medida em julho. No entanto, esse aumento não se refletiu na produção fiscal, que ficou no patamar de 4.709 barris diários.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.