BusinessTimes

3R Petroleum tem queda de 4,1% na produção em agosto

13 set 2021, 11:24 - atualizado em 13 set 2021, 11:24
3R Petroleum RRRP3
O volume de produção registrado pela 3R no último mês corresponde à produção total da empresa nos Polos Macau, Rio Ventura e Pescada (Imagem: Reprodução/3R Petroleum)

A 3R Petroleum (RRRP3) registrou produção média diária de 6.425 barris de óleo equivalente em agosto, de acordo com o relatório mensal divulgado pela companhia nesta segunda-feira (13).

O volume corresponde à produção total da empresa nos Polos Macau, Rio Ventura e Pescada. Nos Polos Macau e Rio Ventura, a 3R é a operadora. Já o Polo Pescada é operado pela Petrobras (PETR3;PETR4).

Para base de comparação, a produção média diária da 3R em julho atingiu 6.702 barris de óleo equivalente. Com isso, o volume produzido pela companhia em agosto retraiu 4,1% no comparativo mensal.

Segundo a 3R, os dados de produção referentes aos 65% restantes do Polo Pescada, assim como 100% dos Polos Fazenda Belém e Recôncavo, 70% do Polo Peroá e 43,75% do Polo Papa-Terra serão incorporados após a conclusão dos processos de transição junto à Petrobras e à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Polo Macau

Em fato relevante, a 3R disse que registrou a maior produção bruta medida nas concessões do Polo
Macau, bem como a maior produção de óleo medida pelos medidores de vazão das Estações de Medição da empresa de tais concessões, ambas desde que a companhia assumiu sua operação.

No entanto, a produção fiscal aferida após o processo de separação realizado pela Petrobras no Ativo Industrial Guamaré (AIG) não refletiu o aumento. Por isso, a 3R e a Petrobras concordaram em estabelecer procedimentos alinhados de calibração do sistema de medição de todas as estações do Rio Grande do Norte interligadas a tal sistema de separação, bem como avaliar alternativas para redução de incertezas neste processo.

Além de processar a produção bruta de outras estações da Petrobras, este sistema de separação água-óleo permanecerá processando a produção bruta da 3R até que suas plantas de separação estejam concluídas e prontas para entrar em operação, o que está previsto para acontecer no segundo trimestre de 2022.

“Após o processo de separação de água-óleo realizado pela Petrobras no AIG, aplica-se um ajuste à produção não-fiscal das estações coletoras supracitadas, de modo a compatibilizar o volume total medido pelos medidores de vazão das estações coletoras com o volume de óleo efetivamente apurado após o processo de separação”, disse a 3R.

A 3R e a Petrobras concordaram em implementar um processo de calibração dos sistemas de medição de todas as estações utilizando os mesmos parâmetros e utilizar a mesma empresa especializada para mitigar incertezas do sistema, o que deverá ser concluído até a primeira semana de outubro de 2021.

A produção de óleo do Polo Macau aferida pelos medidores de vazão das estações coletoras da 3R alcançou 6.590 barris de óleo por dia, superior em 27% à produção de óleo medida em julho. No entanto, esse aumento não se refletiu na produção fiscal, que ficou no patamar de 4.709 barris diários.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar