BusinessTimes

3R Petroleum (RRRP3): Por que as próximas semanas podem reservar boas surpresas aos acionistas

26 jul 2022, 13:14 - atualizado em 26 jul 2022, 13:14
3R petroleum
Genial vê a consolidação dos ativos em transição como a principal alavanca de valor.  (Imagem: Reprodução Linkedin 3R Petroleum)

A equipe de Relação com Investidores (RI) da 3R Petroleum (RRRP3) disse acreditar que as próximas semanas devem reservar “boas surpresas” aos acionistas da companhia, segundo a Genial Investimentos.

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) deve anunciar o fechamento (closing) de boa parte dos ativos da empresa que ainda estão em processo de transição, disse o time de análise da corretora após encontro com a petroleira, em relatório assinado por Vitor Souza.

Segundo a Genial, a conclusão da aquisição dos campos é um gatilho “interessante” para a empresa no curto prazo. A corretora destaca que a expectativa da 3R Petroleum é anunciar o fechamento de Peroá e Fazenda Belém na primeira quinzena de agosto e nas semanas seguintes, respectivamente.

A fatia restante de 65% do Campo de Pescada & Arabaiana deve ter a transação completa em setembro e Papa-Terra em Outubro/Novembro de 2022.

Com relação ao Polo Potiguar, o mais relevante em reservas e produção por parte da 3R, permanece com a expectativa de conclusão da aquisição para março do ano que vem.

Segundo a Genial, a equipe da 3R justifica que a demora vem pela ausência de mão-de-obra necessária por parte da ANP para acelerar o processo e os cuidados relacionados a aprovação ambiental por parte de alguns campos, sobretudo aqueles que possuem parte da sua operação off-shore.

A Genial vê a consolidação dos ativos em transição como a principal alavanca de valor para a tese da empresa no curto prazo.

“Vemos a 3R sendo negociada como se fosse uma empresa pré-operacional em comparação com seus principais pares, e a consolidação de tais ativos, somados a uma performance positiva relacionada a produção dos polos (ainda que de curto prazo) tenderia a reprecificar a empresa”, defende a corretora.

Papa-Terra: Risco ou Oportunidade?

De acordo com a Genial, a conclusão da aquisição da Papa-Terra vai além da aprovação da ANP.

A corretora destaca que a consolidação do ativo envolve as condições que os atuais operadores (Petrobras [PETR4] e Chevron [CHVX34]) devem entrega-lo para 3R Petroleum – em condições mínimas de produtividade, e tal condição deve ser alcançada pelos atuais operadores antes de finalmente passar o campo para o novo operador.

A Genial pontuou que a equipe de RI citou a produção diária de pelo menos 15-20k barris de petróleo por dia, por parte de Papa-Terra para ser considerado “condições razoáveis” para transferência do ativo.

Valores para abaixo destes, levariam o acordo a ser continuamente postergado até tais condições serem alcançadas.

Por último, a corretora destacou que foi citado o massivo investimento feito pelos atuais operadores (mais de R$6 bilhões no campo) e o atual grau de conhecimento geológico do ativo, “que deve levar a 3R a não cometer os erros cometidos no desenvolvimento do ativo”.

Número de funcionários da 3R é alterado

A Genial pontuou que, segundo o RI da 3R, o atual número de funcionários da empresa deverá ser alterado minimamente em relação a entrada dos novos campos, à medida que maior parte da sua estrutura administrativa já foi contratada.

Em relação ao custo das operações, a corretora destaca que a equipe da 3R citou a entrada operacionais a partir de agosto da planta de separação de óleo, “que deve finalmente levar a empresa a operar com a energia elétrica do gás convertido do seus próprio campos (Gás-to-Wire ou “gás até os gios”), que deve fazer com que os custos da operação sejam substancialmente reduzidos até pelo menos janeiro de 2023″.

A Genial enxerga os eventos e metas como “muito interessantes”, devendo reduzir os questionamentos do mercado relacionados à estrutura de custos da empresa e a eventual busca da empresa em relação à eficiência e margens.

Money Times é Top 9 em Investimentos!

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.