BusinessTimes

3R Petroleum (RRRP3): Entre comprados e vendidos, uma incerteza diluída

03 ago 2022, 16:58 - atualizado em 03 ago 2022, 17:03
3R Petroleum
Recursos obtidos até aqui serão usados para a aquisição do Polo Potiguar. (Divulgação/ 3R Petroleum)

A incerteza quanto a necessidade da 3R Petroleum (RRRP3) estruturar financiamento para suas aquisições foi diluída, ao menos em parte, disseram analistas nesta quarta-feira (3).

A petroleira anunciou da noite da véspera que contratou um empréstimo de US$ 500 milhões, concedido por um grupo de credores liderados pelo Morgan Stanley Senior Funding. 

Até então, havia uma preocupação entre os investidores sobre a necessidade da empresa em estruturar financiamento para suas aquisições, especialmente o Polo Potigar.

A preocupação do mercado era maior por conta da janela de captação mais fechada, com perspectivas de alta de juros.

Em relatório desta quarta, a XP apontou que a incerteza poderia ser uma das razões para as apostas vendidas na 3R Petroleum – ou seja, de investidores que ganhariam com a queda das ações da empresa.

A 3R possuía um short interest de 10%, o maior valor no setor de Óleo e Gás, de acordo com a XP.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3R Petroleum ainda vai precisar de mais dinheiro

A 3R Petroleum ainda vai precisar de cerca de US$ 500 milhões, considerando todos os pagamentos de aquisições pendentes, segundo a XP.

Os recursos obtidos até aqui serão usados para a aquisição do Polo Potiguar, detido e operado pela Petrobras.

O financiamento terá vencimento entre 54 e 60 meses e juros remuneratórios a partir do desembolso correspondente à taxa de referência Sofr, acrescido de 6,25% ao ano – que ainda pode variar.

Para a Genial Investimentos, as condições da operação estão dentro do razoável, apesar do custo, considerando as condições de mercado.

A corretora comentou que a emissão de dívida é “razoavelmente trivial” para qualquer empresa. Mas nesse caso, disse, a operação é essencial para consolidação de ativos que a 3R Petroleum realiza.

Potiguar é o ativo mais relevante da companhia e representa quase 50% das suas reservas provadas.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Money Times é Top 8 em Investimentos! 

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.