3R Petroleum (RRRP3) ainda oferece oportunidades para investidor? Saiba o que fazer com o papel
A 3R Petroleum (RRRP3) liderava as quedas no Ibovespa nesta segunda-feira (17). O papel recuava quase 15% por volta das 16h – portanto, faltando menos de uma hora para o fim do pregão.
O movimento ocorre depois que a petrolífera anunciou um aumento de capital de até R$ 900 milhões. A notícia levantou dúvidas entre os especialistas sobre o potencial de diluição dos acionistas e o tamanho do desconto das ações na oferta.
Afinal, qual é a real necessidade da 3R de aumentar seu capital? Essas incertezas contribuíram para o mau humor do mercado.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
O que dizem analistas?
“Isso pode levantar preocupações entre os investidores”, apontaram analistas do Itaú BBA.
Já o BTG Pactual avalia que a decisão da 3R de prosseguir com uma colocação privada, em vez de buscar recursos a um preço que minimize a diluição acionária, “pode levantar preocupações do mercado sobre o potencial de upside de curto prazo do papel”.
Pedro Soares e Thiago Duarte, analistas do BTG também ressaltaram que a petroleira já está passando por mudanças operacionais e administrativas significativas.
Os analistas reforçam que consideram a 3R uma boa oportunidade de investimentos, principalmente pelo baixo fator de recuperação do portfólio da empresa. “Uma grande oportunidade de criação de valor no longo prazo”, pontuam
Contudo, “mudanças repentinas em sua estratégia e uma comunicação relativamente ruim com o mercado prejudicaram consistentemente o desempenho das ações”, pontuam os especialistas do BTG.
O banco ainda manteve a sua recomendação de compra para as ações da 3R, a um preço-alvo de R$ 85. A tese de investimento calcula um “grande progresso foi feito nos principais clusters da petroleira”, e além de melhorias nos dados de produção dos próximos meses.
Além disso, os analistas esperam que negócio Potiguar seja concluído em apenas algumas semanas, e a “recente recuperação do preço do petróleo pode melhorar as perspectivas de geração de fluxo de caixa”.
Em relatório, o Goldman Sachs também reiterou uma recomendação de comprar para os papéis da 3R, pontuando que a empresa oferece uma “recompensa de risco atraente daqui para frente”.
Ainda assim, os analistas pontuam que os números anunciados hoje representam riscos negativos para as estimativas para o trimestre.