3ª Guerra Mundial: Relógio do Apocalipse fica em 100 segundos para juízo final, apesar de ameaças nucleares
Apesar das especulações de um ataque nuclear e de uma terceira guerra mundial, o Relógio do Apocalipse — que mostra o quão perto a humanidade está do juízo final — não se movimentou desde a invasão russa na Ucrânia.
Na quarta-feira (16), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse em entrevista à CNBC que o conflito entre Rússia e Ucrânia “pode ser o começo da terceira guerra mundial”.
O risco da invasão comandada por Vladimir Putin ultrapassar as fronteiras ucranianas e atingir outros territórios — principalmente os da Otan, aliança militar composta pelos Estados Unidos e mais 29 países — tem levantado especulações acerca de uma possível outra guerra mundial.
Além disso, o fato da Rússia ser uma potência conhecida em relação às armas, em especial nucleares, tem feito o mundo cogitar uma guerra nuclear.
O Relógio do Apocalipse mantido desde 1947 pelos diretores do Bulletin of the Atomic Scientists (“Boletim dos Cientistas Atômicos”, em tradução livre), da Universidade de Chicago, tornou-se um indicador universal da vulnerabilidade do mundo à catástrofe de armas nucleares, mudanças climáticas e tecnologias disruptivas em outros domínios.
A analogia em que o relógio se baseia mostra que o momento no qual os ponteiros chegarem à meia-noite representa a destruição da humanidade.
Estamos mais perto da meia-noite?
Em janeiro de 2022, o conselho de ciência e segurança do Boletim dos Cientistas Atômicos definiu o Relógio do Juízo Final em 100 segundos para a meia-noite.
Já em março deste ano, o comitê responsável pela definição anual do relógio afirmou condenar a invasão russa da Ucrânia e reiterou que os ponteiros não foram alterados.
“Por muitos anos, nós e outros alertamos que a maneira mais provável de usar armas nucleares é por meio de uma escalada indesejada ou não intencional de um conflito convencional. A invasão da Ucrânia pela Rússia deu vida a esse cenário de pesadelo”, declarou o comitê.
Os responsáveis pelo relógio ainda alertaram sobre as ameaças do presidente russo que elevam os níveis de alerta nuclear. “É assim que 100 segundos para a meia-noite se parece”, completaram.
Ainda esta semana, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou, que os EUA não possuem interesse no início de uma terceira guerra mundial e nem no envio de tropas para a guerra na Ucrânia.