3 vantagens que a Lojas Renner ganha com a compra da Repassa
A Lojas Renner (LREN3) surpreendeu o mercado ao adquirir a plataforma de revenda de roupas e acessórios Repassa, uma vez que, após a oferta de ações de R$ 4 bilhões, era esperado que a companhia adotasse uma estratégia agressiva em M&As (fusões e aquisições), optando por um ativo que alavancasse muito suas operações digitais. O valor da operação não foi divulgado, mas a compra da Repassa deve ter sido pequena.
Ainda assim, a Genial Investimentos acredita que, ao comprar a Repassa, a Renner conseguiu abrir três avenidas estratégicas.
A primeira vantagem é que, com a Repassa, a Renner inicia sua estratégia de criar um ecossistema digital cada vez mais completo. A companhia quer realizar uma série de pequenas aquisições que oferecem serviços complementares à operação principal.
A Genial destacou que esse movimento segue o estilo dos grandes varejistas do comércio eletrônico, como Magazine Luiza (MGLU3), Via (VVAR3) e Universo Americanas (B2W [BTOW3] e Lojas Americanas [LAME3;LAME4]).
O segundo benefício da aquisição da Repassa é a entrada no mercado circular, que tem ganhado cada vez mais popularidade com a ascensão de nomes como o Enjoei (ENJU3).
“O segmento de secondhand (segunda mão) é um dos setores que mais cresce no mundo. Antes, roupas usadas eram vistas com maus olhos. No entanto, hoje são sinônimo de economia e consumo consciente, e se tornam cada vez mais tendência entre as gerações GenZ (menos de 24 anos) e Millennials (25-37 anos)”, afirmou a Genial.
A terceira e última avenida estratégica é que a compra da Repassa representa um grande passo para a Renner atingir as metas ESG (Environmental, Social and Corporate Governance, ou Ambiental, Social e Governança Corporativa traduzido para o português).
A Renner quer que 80% dos seus produtos e serviços sejam menos impactantes até este ano. A Repassa é uma via importante para chegar a essa meta, visto que a missão da plataforma é aumentar a longevidade das roupas e trazer menos impacto ao meio ambiente.
“De acordo com o Bloomberg, a Renner já possui os critérios social e ambiental à frente dos seus pares. Essa aquisição reforça ainda mais a liderança da Renner, principalmente no aspecto ambiental, que tem contribuído para melhorar o score de ESG da companhia”, comentaram os analistas.
A Genial espera que a Renner siga buscando crescer de maneira inorgânica. Mais importante que isso, no entanto, é a empresa se destacar no universo digital.
Na opinião dos analistas, se conseguir aumentar sua participação no e-commerce, a Renner terá uma grande vantagem em relação aos pares.