Liderança

3 lições de Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, que ajudam você a ter sucesso na carreira

21 mar 2022, 17:16 - atualizado em 22 mar 2022, 9:09
Abel Ferreira lança livro com ensinamentos sobre liderança
Abel Ferreira, atual técnico do Palmeiras, lança livro com ensinamentos sobre liderança (Imagem: Reprodução/Facebook)

Considerada paixão nacional, o futebol está presente na vida de muitos brasileiros e brasileiras. Ultimamente, um português tem se destacado nesse campo tão amado. Abel Ferreira, atual técnico do Palmeiras, lançou, recentemente, o livro “Cabeça fria, coração quente” pela editora Garoa Livros.

A obra é escrita em primeira pessoa pelo técnico e sua equipe. Os capítulos fazem uma retrospectiva pelos bastidores das conquistas do Palmeiras nas temporadas de 2020 e 2021 que levaram ao bicampeonato da Copa Libertadores da América. 

O livro reúne revelações inéditas sobre o pensamento, a filosofia e os métodos de trabalho da comissão nesse período. 

Com isso, Abel tem algumas lições de liderança que podem ser úteis para carreiras além dos campos de futebol. Até porque, com a evolução do futebol, gerir uma equipe guarda muitas semelhanças com atuar numa empresa.

“Não dá mais para pensar no futebol pelo futebol”, explica Celso Unzelte, jornalista e apresentador do canal por assinatura ESPN Brasil. Celso é também pesquisador de futebol e autor do Almanaque do Timão e co-autor do Almanaque do Palmeiras, entre outras dezenas de trabalhos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esporte e liderança

Para ele, o esporte, atualmente, é sobre gerir pessoas. Algo que o comentarista considera relativamente recente e que nos últimos anos vem ganhando espaço. 

Um dos que se destacam nesse sentido é Bernardinho. O ex-jogador de vôlei e treinador, é também palestrante sobre excelência e liderança. Além de autor de livros como o “Transformando suor em ouro” lançado pela editora Sextante.

Celso considera que Abel está para o futebol como Bernardinho está para o vôlei no quesito liderança. 

Ele ressalta a importância do método aplicado na forma de pensar o jogo que é comum aos dois nessa busca pela excelência. Pensando nisso, Celso aponta uma ressalva: o trabalho excessivo que pode levar a uma saturação da equipe.

Lições de liderança de Abel Ferreira

Celso explica que o atual técnico do Palmeiras traz muitas referências dos livros e valoriza o aspecto mental em sua gestão: “não é uma coisa de autoajuda, ele ganha os jogadores que percebem o porquê das coisas”. 

Assim, podemos resumir três ensinamentos de Abel sobre liderança:

  • As ações valem mais que mil palavras:

O comentarista esportivo define o líder do Palmeiras como um “técnico empírico e que valoriza muito o lado do líder” que tem a questão do objetivo coletivo como norte.  

Para o especialista, o futebol não é mais uma massa de manobra, que vai pelo improviso. Ser um técnico empírico, para ele, é baseado no “mostre, não conte”, como define.

  • Conheça sua equipe:

“Abel é muito consciente do time que tem nas mãos e do jeito que ele joga”, como afirma Celso. Assim, para o especialista, o técnico prefere a consistência ao romantismo ao apostar em seus talentos e potencialidades.

  • Estude:

Como lições de liderança para o mundo do trabalho, o comandante alviverde mostra a importância do estudo e do método, aliados a motivação e os objetivos consistentes como explica o apresentador e comentarista da ESPM: “Abel é muito inteligente, você pode discordar os métodos dele, mas as coisas do trabalho dele não são por acaso”, afirma.