3 dicas para criação de conteúdos relevantes no TikTok
O TikTok é uma plataforma em ascensão, que conquistou seu espaço como uma grande rede social, tendo sido o aplicativo mais baixado em 2021, de acordo com o relatório do App Annie, além de ter mais de 1 bilhão de usuários ativos.
Dessa forma, estar presente na plataforma é uma estratégia de marketing para muitos negócios, a fim de se comunicar com o grande público que utiliza o aplicativo.
Entretanto, para isso, a criação de conteúdos relevantes é fundamental para se destacar da concorrência e aproveitar o máximo potencial da plataforma.
PC Dias, sócio e head de criação e estratégia da Eyxo, a Content Co., falou sobre este cenário e deu dicas de como criar conteúdos relevantes no TikTok.
1 – Entender o ambiente da plataforma
A plataforma é, principalmente, voltada para conteúdos rápidos, entretenimento e distração, portanto, é preciso considerar este ambiente para criar conteúdos que sejam condizentes com o que o público busca consumir dentro do TikTok.
Segundo PC Dias, é essencial não esquecer disso, pois “uma vez que isso é esquecido e o que prevalece é a linguagem de marketing e conversão, é provável que seu conteúdo perca validade rapidamente”.
Sendo assim, Dias afirma que se trata de um espaço autêntico, com narrativas simples e originais, portanto, lembrar disso na hora de produzir um conteúdo é essencial.
2 – Mapeamento do público-alvo
Essa dica vale não só para o TikTok, mas em qualquer plataforma, é preciso mapear o público-alvo e entender qual conteúdo esse público busca consumir.
A primeira dica já tem impacto aqui, visto que é importante mapear o público-alvo considerando também o ambiente da plataforma, qual tipo de conteúdo é mais atrativo, gera mais engajamento e pode ser explorado para que marcas criem conteúdo relevante.
3 – Consistência de conteúdos
Para crescer e fazer com que as estratégias de fato alcancem pessoas, a consistência nos conteúdos é de extrema importância.
Afinal, assim os algoritmos entregam mais o conteúdo, o público sempre tem o que consumir e, assim, a marca se consolida dentro da plataforma.
Por isso, é importante se atentar à velocidade da plataforma, formatos disponíveis e ter estratégias para utilizar os recursos que o TikTok dispõe, além de se organizar para manter a consistência.
“O mercado está entendendo a força deste canal e sabe que, para produzir conteúdos para o TikTok, é preciso uma estratégia específica, que contemple a velocidade e a linguagem nativa da plataforma”, afirma PC Dias.