2T23: Netflix supera previsões com opção com anúncio e Tesla tem queda de margem bruta; veja resultados
A Netflix superou com folga as previsões de lucros de Wall Street nesta quarta-feira, com uma restrição ao compartilhamento de senhas e uma opção de assinatura com anúncios ajudando a atrair 5,9 milhões de novos assinantes de streaming no último trimestre.
A receita ficou ligeiramente abaixo das projeções dos analistas para o período de abril a junho, assim como a projeção de receita da Netflix para o terceiro trimestre. A empresa disse esperar que o crescimento da receita acelere na segunda metade do ano.
“Embora tenhamos progredido constantemente este ano, temos mais trabalho a fazer para reacelerar nosso crescimento”, disse a empresa em sua carta trimestral aos acionistas.
As ações da pioneira do streaming de vídeo caíam 3% no pós-mercado, para 463,61 dólares por ação.
A Netflix reportou lucro por ação diluído de 3,29 dólares para o segundo trimestre, superando a previsão consensual de 2,86 dólares dos analistas consultados pela Refinitiv.
Seus quase 6 milhões de novos assinantes superaram os 1,9 milhão esperados por Wall Street.
A Netflix tem procurado novas formas de ganhar dinheiro à medida que a concorrência no streaming se intensifica e ela se aproxima da saturação do mercado nos Estados Unidos. A empresa lançou uma opção mais barata do serviço com anúncios em novembro e começou a restringir o compartilhamento de senhas em maio.
A receita trimestral subiu 2,7% em relação ao ano anterior, para 8,2 bilhões de dólares, abaixo das previsões de analistas de 8,3 bilhões de dólares. A empresa estimou que a receita do terceiro trimestre chegará a 8,5 bilhões de dólares, enquanto Wall Street previa 8,7 bilhões.
O lucro líquido do segundo trimestre superou as estimativas em 1,5 bilhão de dólares.
Assim como seus concorrentes, a empresa está lidando com greves de dezenas de milhares de atores e roteiristas de Hollywood. A ação trabalhista obrigou muitas produções de filmes de TV a fechar, embora os analistas digam que a Netflix tem uma vantagem por causa de sua produção global.
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Tesla e a queda de margem bruta
A Tesla registrou um recuo de margem bruta no segundo trimestre em relação aos três meses anteriores, pressionada por seus esforços para elevar as vendas por meio de cortes de preços, conforme balanço da fabricante de veículos elétricos divulgado nesta quarta-feira.
As ações da empresa caíam 2,5% em negociações pós-mercado.
Sob pressão da crescente concorrência e de uma economia incerta, a Tesla reduziu os preços e aumentou os descontos e outros incentivos para diminuir o estoque.
Os preços mais baixos, juntamente com as isenções fiscais do governo para os compradores de veículos elétricos nos Estados Unidos e em outros países, levaram as entregas da Tesla a um patamar recorde, mas afetaram a lucratividade da empresa, cujas margens há muito tempo são invejadas pelo setor automotivo.
Nesta quarta-feira, a empresa divulgou uma margem bruta de 18,2% para o período de abril a junho, em comparação com 19,3% no primeiro trimestre.
Em uma base ajustada, a Tesla lucrou 0,91 dólar por ação. Analistas esperavam um lucro de 0,82 dólar por papel, de acordo com dados do IBES, da Refinitiv. Não estava imediatamente claro se os números eram comparáveis.
A empresa reportou receita de 24,93 bilhões de dólares no período de abril a junho, em comparação com estimativas de 24,48 bilhões de dólares, segundo dados da Refinitiv.