2º semestre começa com medo da recessão: veja o que o que vai movimentar a sua sexta-feira
Hoje começa o segundo semestre do ano. E isso só deixa os mercados cada vez mais receosos sobre uma recessão global.
A taxa anual de inflação ao consumidor na região do euro atingiu a máxima histórica de 8,6% em junho. O Banco Central Europeu (BCE) vai começar a se mexer para controlar a alta nos preços. A autoridade econômica começa, nesta sexta-feira (01) um processo de compra de títulos de países do sul do continente.
Por aqui o clima também esquenta com a aproximação das eleições presidenciais.
Confira outros destaques desta sexta-feira (01):
Economia
Os dados mais importantes ficaram por conta da quarta e quinta-feira. Hoje, a agenda economia está mais tranquila, com a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) e do Índice de Confiança Empresarial (ICE) de junho. Ambos são do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre).
No período da tarde, a Secretaria de Comércio Exterior divulga a balança comercial de junho.
Política
Depois de aprovada no Senado, a PEC dos combustíveis segue para análise na Câmara dos Deputados. A PEC libera R$ 41,25 bilhões fora do teto de gastos. Além disso, os governadores pedem que STF interfira em lei que prevê redução do ICMS cobrado nos combustíveis.
Internacional
Hoje é feriado em Hong Kong, mas parece que todo mundo decidiu aproveitar o final de semana prolongado. Na agenda econômica, o principal dado que sai é o Índice PMI S&P Global da indústria de transformação, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa e Reino Unido. Além dos dados de inflação, claro.
Na zona do euro também tem os dados preliminares do Índice de Preços ao Consumidor de junho.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!