Latam perde US$ 2 bilhões no 1º trimestre com crise do coronavírus
A Latam, maior grupo de transporte aéreo da América Latina, relatou na noite de sexta-feira prejuízo líquido de 2,120 bilhões de dólares (11 bilhões de reais) no primeiro trimestre, devido a um ajuste contábil de seus ativos em meio aos impactos da pandemia de coronavírus.
A companhia disse que teve um resultado operacional no trimestre 17% superior na comparação ano a ano, embora tenha reduzido sua oferta de voos devido aos primeiros efeitos da crise sanitária.
A empresa atribuiu as perdas “fundamentalmente pelo menor valor contável de ativos por 1,729 bilhão de dólares produzido pela crise de Covid-19, que não afeta o caixa”, disse, em um comunicado.
“A perda contábil é uma consequência natural do impacto da Covid-19 sobre toda a indústria, e naturalmente os ativos das empresas aéreas se desvalorizaram diante da impossibilidade de operar”, afirmou o executivo-chefe da empresa, Roberto Alvo, citado no comunicado.
Nesta semana, a Latam ativou a proteção contra falência oferecida pelos EUA, tornando-se a maior companhia aérea até o momento a buscar uma reorganização de emergência.
A empresa, nascida da fusão da chilena LAN com a brasileira TAM, em 2012, tem unidades operacionais no Chile, Brasil, Colômbia e Peru.
Veja o documento: