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1T22: De Assaí (ASAI3) a Americanas (AMER3), veja os nomes favoritos do Inter no varejo

22 abr 2022, 21:02 - atualizado em 22 abr 2022, 21:02
Lojas Americanas
Entre as empresas do e-commerce brasileiro, a Americanas é a principal aposta do Inter (Imagem: Renan Dantas/Money Times)

Os resultados das empresas do setor de varejo e consumo não devem seguir uma única direção. Na avaliação do Inter, alguns balanços do primeiro trimestre do ano surpreenderão pelo lado positivo, enquanto outros virão mais pressionados.

Segundo Breno de Paula, especialista setorial da instituição, a deterioração do cenário macroeconômico, marcado pela inflação elevada e pelo aumento da taxa de juros, levou à queda de confiança por parte do consumidor.

“Com a escalada dos preços afetando significativamente o poder de compra das pessoas, o cenário de corte no consumo tem se tornado evidente”, comenta.

Varejo alimentício

Dentre os variados segmentos que compõem a indústria varejista, o varejo alimentício é a categoria com proteção contra a inflação, destaca o Inter.

Assaí (ASAI3) e Carrefour Brasil (CRFB3) são mencionados pelo banco como os dois representantes positivos do segmento, dada a exposição ao atacarejo.

No caso do Carrefour, a companhia se beneficia com o fechamento das lojas Extra, bandeira vendida pelo Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) ao Assaí, tornando-se a única com atuação no conceito de hipermercados.

E-commerce

No caso das empresas com foco no comércio eletrônico, o Inter tem como principal aposta a Americanas (AMER3).

Embora esteja inserida em um setor considerado sensível à piora econômica, a Americanas é a empresa do segmento com menor ticket médio e exposição à linha branca e móveis, afirma a instituição.

“A data comemorativa da Páscoa também se torna um importante evento, dada a maior oferta da empresa em chocolates e doces”, acrescenta Breno de Paula.

Vestuário

No segmento discricionário, há nomes que devem apresentar resultados mais resilientes.

A principal aposta do Inter vai para companhias voltadas às classes A e B, de maior poder aquisitivo. Afinal, são consumidores menos impactados pela elevação de preços na renda pessoal.

Levando isso em consideração, Vivara (VIVA3) e Grupo SBF (SBFG3), dono da Centauro, estão na lista de preferência do Inter.

“Para ambos, destacamos ainda o plano de crescimento orgânico bem estruturado, que se torna um vetor significativo para o ganho de market share (participação de mercado)”, diz o especialista do banco.

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