Geral

15 de novembro: Veja o que abre e fecha no feriado

14 nov 2022, 10:56 - atualizado em 14 nov 2022, 10:56
15 de novembro
Desde 15 de novembro de 1889 é celebrada a Proclamação da República (Imagem: Agência Brasil/Rovena Rosa)

No dia 15 de novembro, terça-feira, acontecerá a Proclamação da República. Por conta disso, alguns serviços estarão fechados em todo o país.

É o caso dos bancos, em que os atendimentos, como de costume, serão feitos apenas pela internet ou através dos caixas eletrônicos. Nesta segunda, as agências funcionam em horário normal.

O pagamento de contas de consumo — como energia, água e telefone — e os carnês com vencimento no feriado poderão ser feitos, sem acréscimo, no próximo dia útil, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Bolsa de Valores, B3

A Bolsa de Valores (B3) também não funcionará, impedindo qualquer tipo de operações, assim como o Tesouro Direto. As operações voltam ao normal na quarta-feira (16).

Correios

As agências dos Correios não registrarão expediente e, assim como a B3, os atendimentos serão retomados somente no pós-feriado. Se o consumidor precisar ser atendido, poderá entrar em contato pela página de Fale Conosco do site dos Correios, com atendimento automatizado, via telefone.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo em todo o estado estarão fechados hoje e amanhã. As unidades só reabrem na quarta-feira, com atendimento presencial apenas sendo realizado com agendamento prévio, que pode ser feito gratuitamente nas plataformas eletrônicas.

Os serviços digitais ficam disponíveis no portal do Poupatempo, além do aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e pelo assistente virtual do Poupatempo, atendendo no WhatsApp, pelo número: 11 9 5220 2974.

Transporte em SP

Hoje, todas as linhas de Metrô terão frota máxima em circulação. No feriado, a Linha 1-Azul terá frota de um dia útil em operação. As linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata irão operar como em um domingo, assim como as linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô e 8-Diamante de trem.

Comércio de rua e shoppings

Os comerciantes de rua podem optar por abrir ou não. Em relação aos shoppings, a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) diz que a orientação é que o centro de compras funcione no feriado.