13º salário: Como os brasileiros usarão esse benefício? Confira
Com o 13º salário caindo na conta, muitos trabalhadores optarão por usar o valor pra quitar dívidas, comprar algum produto que já estavam de olho há um tempo ou até mesmo para investir.
Essa informação é de uma pesquisa, disponibilizada ao Money Times, realizada pela OLX, com auxílio da MindMiners e da ferramenta human analytics. O estudo indica qual o comportamento do brasileiro em relação ao 13° salário.
- Ibovespa (IBOV) terá rali de fim de ano? Veja o que dizem os analistas da Empiricus Research e saiba o que esperar, é só clicar aqui e assistir ao Giro do Mercado desta quarta-feira (29):
“Embora a intenção principal dos consumidores seja quitar dívidas com o 13º salário, eles também planejam adotar um consumo consciente ao considerar a aquisição de produtos de segunda mão. Essa atitude não apenas reflete em economia, mas também reforça a importância da compra e venda de itens usados para impulsionar a economia circular”, analisa Regina Botter, diretora geral de produto do Grupo OLX.
Segundo a OLX, a margem de erro do estudo é de 5% e 95% de confiança. A pesquisa acoplou a opinião de 300 pessoas, sendo elas gênero: 52% mulheres e 48% homens, com faixas de idade entre jovens de 18 anos a pessoas acima dos 40 anos.
Por região, foram apurados respostas de: 48% no Sudeste, 23% no Nordeste, 15% no Sul, 10% no Centro Oeste e 4% no Norte.
Com o que o brasileiro gastará o 13º salário?
Segundo o levantamento da OLX, quitar dívidas — como cartão de crédito, IPVA, IPTU, entre outros — é a opção de 36% dos entrevistados. Outros 33% vão investir o 13º salário.
Já 53% optarão por comprar algum produto, usando entre 10% e 30% do valor para comprar itens para casa, roupas/calçados e eletrônicos/celulares. Apenas 9% dedicarão mais da metade para esse fim.
As categorias prioritárias incluem itens para casa, roupas/calçados e eletrônicos/celulares.
Entre os entrevistados, 74% deles consideram a compra de produtos usados, e a preferência recai sobre móveis (34%), itens para casa (31%) e roupas/calçados (30%).
Dentre as principais prioridades também estão inclusas: economizar para o futuro (33%), reduzir a fatura do cartão (21%) e adotar um consumo consciente, considerando produtos de segunda mão (7%).
13º é insuficiente
De acordo com a pesquisa, 42% dos trabalhadores consideram sua situação financeira mediana, enquanto 37% a veem como boa ou muito boa. Apesar disso, uma porcentagem de 65% acreditam que o valor recebido no 13º salário não cobre todas as despesas de final de ano.
- Quais são suas principais despesas de final/início de ano que você se prepara financeiramente para cobrir?
Apenas 31% dos entrevistados recebem bônus ou benefícios adicionais no final do ano, além do 13º salário.
- Até quanto do seu 13º salário você pretende investir na compra de produtos?