13° não vai ser gasto na Black Friday, Natal ou Ano Novo, mas para quitar dívidas
Mais da metade dos trabalhadores brasileiros pretendem usar o valor do 13° salário para quitar alguma dívida, aponta um levantamento do iDinheiro, startup de serviços financeiros.
A primeira parcela do 13° será paga no próximo dia 30 de novembro, mas 54,36% dos brasileiros pretendem usar o benefício para quitar alguma dívida, aponta o estudo.
A pesquisa obteve mais de 25 mil respostas entre os dias 1° de setembro de 28 e outubro de 2022.
O intuito do benefício é impulsionar a economia, e este ano conta com Black Friday, Copa do Mundo, Natal e Ano Novo na mesma época, eventos que tradicionalmente aquecem o varejo no país.
Em 2021, o pagamento do 13° salário injetou R$ 232 bilhões na economia, mostrou o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Mas o número de endividados no país cresceu ao longo dos meses de 2022, alcançando a marca de 68 milhões de inadimplentes em setembro, mostrou o último levantamento feito pela Serasa.
O número de pessoas que acumularam valores a pagar por mais de dois anos é de 71% do total dos endividados, aumento frente os 62% que responderam o mesmo em 2020.
Conforme o levantamento, apenas 11,68% dos trabalhadores pretendem gastar o valor com as férias ou viagens de fim de ano. Outros 20,51% querem investir o valor recebido, e 13,45% querem gastar o 13° salário antecipadamente.
Siga o Money Times no Facebook!
Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!
Saiba mais! OS 5 TIMES MAIS VALIOSOS DO FUTEBOL BRASILEIRO! CLUBES EMPRESAS NA LISTA?
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.