Carteira Recomendada

13 ações para encher o bolso de dividendos em dezembro, segundo BTG Pactual

05 dez 2023, 9:40 - atualizado em 05 dez 2023, 9:40
dividendos
Carteira de dividendos do BTG Pactual tem inclusão de três ações para o mês de dezembro (Imagem: Getty Images/Canva Pro)

O BTG Pactual realizou uma série de alterações em sua carteira recomendada de dividendos para o mês de dezembro. Entre as movimentações, passam a compor o portfólio os papéis de CPFL (CPFE3), Cielo (CIEL3) e SLC Agrícola (SLCE3). Já Metalúrgica Gerdau (GOAU4) e Cemig (CMIG4) deixam a composição.

Além disso, o banco reduziu os pesos de BB Seguridade (BBSE3) e JBS (JBSS3) na carteira, para 5% cada, e aumentou Banco do Brasil (BBAS3), para 10%.

O banco explica que a carteira procura as melhores empresas sob a ótica de geração total de valor ao acionista com foco na distribuição de proventos. Dessa forma, os analistas realizam uma análise focada em ativos de alta qualidade, com resiliência de entrega de resultados e geração de caixa.

Em novembro, o portfólio teve um desempenho positivo de 11%, contra 10,7% do Índice Dividendos (IDIV) e 12,5% do Ibovespa (IBOV).

“Desde o dia 8 de novembro de 2019, a nossa carteira recomendada de dividendos acumula uma rentabilidade de 47,4%, contra 38,7% do IDIV e 18,3% do IBOV”, ressalta o BTG.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusões para dezembro

Os analistas do BTG pontuam que veem CPFL sendo negociada a uma TIR (Taxa Interna de Retorno) real de 9%. Ao mesmo tempo, a empresa vem entregando fortes resultados operacionais, que resultaram em grandes dividendos nos últimos anos.

“Vemos a companhia sendo negociada com um valuation atraente, combinado com um balanço patrimonial sólido, disciplina de capital comprovada e dividendos ainda elevados” explicam.

Neste sentido, veem espaço para um payout de 100% também em 2023 e estimam um lucro líquido ajustado de R$ 3,4 bilhões no ano, resultando em um dividend yield potencial de 11%.

Já sobre Cielo, avaliam que não há pressão significativa sobre os preços, apesar de que o início do ciclo de afrouxamento de política monetária deve contribuir para um lucro mais elevado.

“Caso haja indícios de aumento de dividendos ou de aprovação de recompra, acreditamos que as ações têm espaço para uma expansão de múltiplos”, dizem os analistas.

Por fim, os analistas explicam que SLC Agrícola tende a ser negociadas em linha com a cotação das commodities que comercializa (algodão, soja e milho). Isso pode limitar os catalisadores de curto prazo afora que o balanço de oferta e demanda global de grãos caminha para um excedente de oferta e os preços estão se normalizando.

Os analistas argumentam ainda que a companhia continua devolvendo dinheiro aos acionistas na forma de programas de recompra, enquanto um balanço patrimonial enxuto também deve permitir a continuidade do payout de 50%.

Veja a carteira de dividendos do BTG

Empresa Ticker Peso Dividend Yield (%) 2024
Itaú Unibanco ITUB4 5% 6,4
Vibra Energia VBBR3 10% 2,3
Copel CPLE6 10% 2,4
Vale VALE3 15% 11,2
Eletrobras ELET3 10% 6,4
BB Seguridade BBSE3 5% 11,3
Cielo CIEL3 5% 9,5
Petrobras PETR4 10% 16
Auren AURE3 5% 3,8
JBS JBSS3 5% 3,1
CPFL CPFE3 5% 6,3
Banco do Brasil BBAS3 10% 9,9
SLC Agrícola SLCE3 5% 9,9
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.