123Milhas aponta taxa de juros elevada para justificar suspensão de pacotes; entenda o caso
A 123Milhas anunciou na última semana a suspensão dos pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional, a “PROMO”. Em comunicado, a companhia apontou a elevada taxa de juros e preços das passagens como causas.
“A decisão deve-se à persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, entre eles, a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada. A 123 milhas ressalta que a linha PROMO representa 7% dos embarques de 2023 da companhia”, disse em nota.
Ainda, a empresa classificou a decisão tomada como “responsável” para preservar os valores pagos pelos clientes. Nas redes sociais, enfrenta a repercussão negativa do público à decisão.
Eu e minha família temos DEZOITO passagens compradas com a @123milhas pro Rio de Janeiro pra Novembro, são 18 sonhos que estão sendo destruídos, a gente é pobre, só conseguimos viajar nessas condições, e agora estamos passando por um transtorno absurdo que não é culpa nossa
— carolinda (@tairolin) August 20, 2023
Consegui dar conta de resolver minha viagem que foi totalmente prejudicada pela 123Milhas. Desgaste mental, físico e financeiro por conta dessa empresa irresponsável.
— Preta Insolente (@Hebert_Zuri) August 21, 2023
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123Milhas na mira dos órgãos públicos
Após o anúncio, o Ministério do Turismo se manifestou afirmando que a suspensão é “grave” e acionou o Ministério da Justiça para que a pasta “avalie a instauração de um procedimento investigativo que esclareça as razões de tais cancelamentos”.
Dessa maneira, a pasta comunicou que pediu à Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) que investigue a empresa.
Ainda, o Procon-SP anunciou no sábado (19), que iria notificar a 123Milhas já nesta segunda-feira (21), solicitando informações detalhadas sobre esta decisão, para compreender quais os impactos que possa causar e quais medidas poderá adotar para auxiliar os consumidores eventualmente prejudicados.
O órgão orienta aos consumidores é que entrem em contato diretamente com a empresa, pedindo esclarecimentos sobre sua situação específica e as demais condições que forem apresentadas, sendo importante que toda a comunicação seja registrada.
Não atendendo às suas expectativas, recomenda que os consumidores registrem suas reclamações junto aos Procons de suas cidades ou estados
Como recuperar o dinheiro?
Segundo a empresa, o valor das passagens será devolvido integralmente aos clientes através de “vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI” para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123Milhas.
A empresa já liberou a solicitação do voucher para os consumidores que compraram passagens e pacotes na categoria PROMO.
Basta acessar o site https://123milhas.custhelp.com/app/ajuda?solicitacao=desisti-de-viajar-promo&tipo=2 e informar o código do pedido e e-mail ou CPF do pagante. Após a solicitação, o cliente receberá os vouchers em até cinco dias úteis pelo e-mail cadastrado do pagante.
Segundo a 123Milhas, os vouchers recebidos poderão ser utilizados em até 36 meses a partir da sua solicitação em outros produtos da empresa, seja para passagens aéreas, hotéis ou pacotes.
Além do site www.123milhas.com ou www.123milhas.com.br na aba PROMO 123, os consumidores também podem solicitar o reembolso através do WhatsApp verificado (31) 99397-0210.
Caso o consumidor já tenha recebido a passagem, localizador ou e-ticket, a viagem está confirmada.