Empresas

123Milhas aponta taxa de juros elevada para justificar suspensão de pacotes; entenda o caso

21 ago 2023, 10:05 - atualizado em 21 ago 2023, 10:05
Setor Aéreo
A 123Milhas informou que o valor das passagens será devolvido integralmente aos clientes por vouchers (Imagem: REUTERS/Toby Melville)

A 123Milhas anunciou na última semana a suspensão dos pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional, a “PROMO”. Em comunicado, a companhia apontou a elevada taxa de juros e preços das passagens como causas.

“A decisão deve-se à persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, entre eles, a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada. A 123 milhas ressalta que a linha PROMO representa 7% dos embarques de 2023 da companhia”, disse em nota.

Ainda, a empresa classificou a decisão tomada como “responsável” para preservar os valores pagos pelos clientes. Nas redes sociais, enfrenta a repercussão negativa do público à decisão.

123Milhas na mira dos órgãos públicos

Após o anúncio, o Ministério do Turismo se manifestou afirmando que a suspensão é “grave” e acionou o Ministério da Justiça para que a pasta “avalie a instauração de um procedimento investigativo que esclareça as razões de tais cancelamentos”.

Dessa maneira, a pasta comunicou que pediu à Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) que investigue a empresa.

Ainda, o Procon-SP anunciou no sábado (19), que iria notificar a 123Milhas já nesta segunda-feira (21), solicitando informações detalhadas sobre esta decisão, para compreender quais os impactos que possa causar e quais medidas poderá adotar para auxiliar os consumidores eventualmente prejudicados.

O órgão orienta aos consumidores é que entrem em contato diretamente com a empresa, pedindo esclarecimentos sobre sua situação específica e as demais condições que forem apresentadas, sendo importante que toda a comunicação seja registrada.

Não atendendo às suas expectativas, recomenda que os consumidores registrem suas reclamações junto aos Procons de suas cidades ou estados

Como recuperar o dinheiro?

Segundo a empresa, o valor das passagens será devolvido integralmente aos clientes através de “vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI” para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123Milhas.

A empresa já liberou a solicitação do voucher para os consumidores que compraram passagens e pacotes na categoria PROMO.

Basta acessar o site https://123milhas.custhelp.com/app/ajuda?solicitacao=desisti-de-viajar-promo&tipo=2 e informar o código do pedido e e-mail ou CPF do pagante. Após a solicitação, o cliente receberá os vouchers em até cinco dias úteis pelo e-mail cadastrado do pagante.

Segundo a 123Milhas, os vouchers recebidos poderão ser utilizados em até 36 meses a partir da sua solicitação em outros produtos da empresa, seja para passagens aéreas, hotéis ou pacotes.

Além do site www.123milhas.com ou www.123milhas.com.br na aba PROMO 123, os consumidores também podem solicitar o reembolso através do WhatsApp verificado (31) 99397-0210.

Caso o consumidor já tenha recebido a passagem, localizador ou e-ticket, a viagem está confirmada.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar